Levantamento aponta que 45,9% da população brasileira ainda é sedentária

As mulheres figuram como maioria. Falta de tempo é a justificativa

Por: Equipe Marcio Atalla


Levantamento aponta que 45,9% da população brasileira ainda é sedentária

Uma sondagem sobre esportes e atividades físicas – a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (DIESPORTE), realizada pelo Ministério do Esporte com apoio do Sesc mostrou que que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária. Para a Organização Mundial da Saúde, o indivíduo ativo regular é aquele que pratica alguma atividade física, ao menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Já o sedentário é aquele que não faz atividade física ou esporte. Desdobrando os números de acordo com o gênero, há um contingente maior de sedentários entre as mulheres (50,4% dos entrevistados) do que entre homens (41,2%).

Os sedentários são menos numerosos entre os mais jovens. Com o passar dos anos, o número aumenta significativamente: sedentários entre 15 e 16 anos totalizam 32% enquanto que entre 54 e 74 anos a incidência é de 64%. A falta de tempo por motivos de estudo, trabalho ou família foi apontada por 69,8% dos brasileiros como a razão pela qual abandonaram a prática de esportes ou de atividades físicas.

Com relação aos indivíduos ativos, a pesquisa aponta que 25,6% são praticantes de esporte, enquanto 28,5% são adeptos da atividade física regular. Analisados por gênero este grupo, 35,9% dos homens praticam esportes, enquanto que 34% preferem atividades físicas. Dentre os primeiros esportes praticados pelos brasileiros, segundo a pesquisa, como esperado, o futebol é o preferido por 59,8% dos brasileiros, seguido do vôlei com 9,7%, natação 4,9% e o futsal com 3,3%.

A tabulação da pesquisa feita por regiões do país indica que Sudeste é a região que concentra o maior número de sedentários, com 54,4%. Em seguida vem a região Centro-Oeste com 45,1%, Nordeste com 38,5%, Sul com 39,3% e por fim a região Norte, com 37,4%.

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS