Você está preparado para sua primeira maratona?

Os cuidados necessários para não fazer feio nas pistas

Por: Equipe Marcio Atalla


Você está preparado para sua primeira maratona?

Quer participar de maratonas e não fazer feito? A falta de experiência não deve desestimlar ninguém, já que em todas as maratonas que ultimamente acontecem por muitas cidades do Brasil, contam sempre muitos estreantes. Muitos esportistas, inclusive, participam para curtir e não para competir.

Um dos cuidados que o iniciante em maratonas deve ter é estar com a saúde em dia e, de preferência, capacitado a percorrer de forma confortável a distância que se propõe a maratona.

A escolha do tênis para o dia da corrida deve ser feita com antecedência. Os cadarços devem ser amarrados até os últimos furos para que os pés permaneçam na posição correta, com o calcanhar na posição em que precisa absorver o impacto e impedir os dedos de se projetarem para a frente, causando incomodos durante o percursso.

A meia também deve ser de tecido de algodão e confortável. Algumas, inclusive, são confeccionadas especialmente para corridas, com pontos de compressão e com os canos mais altos, evitando ferimentos no calcanhar em função do atrito do tênis.

No dia que anteceder a corrida, beba líquidos (água e sucos) de maneira espaçada e se alimente de forma saudável. Opte por uma dieta rica em carboidratos. E nada de correr em jejum. Beba suco e coma pão ou torradas até uma hora antes da corrida.

Não dispense o filtro solar se estiver sol e roupas apropriadas se estiver frio. Tenha o cuidado de não chegar atrasado ao local do evento e esteja com o comprovante de

sua participação em mãos. Durante a corrida fique atento as reações de seu corpo. Na presença de algum desconforto interrompa a prova e dirija-se ao posto médico.

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS