Musculação exige cuidados do iniciante

Aquecimento e tempo de descanso são fundamentais para a prática da atividade

Por: Equipe Marcio Atalla


Musculação exige cuidados do iniciante

Muitos buscam na musculação o emagrecimento e a definição dos músculos. O exercício também aumenta a imunidade e ajuda a prevenir lesões. É que com o passar dos anos vamos perdendo massa muscular, perdendo massa magra, que são os músculos e aumentando a massa de gordura, diminuindo também o nosso metabolismo. Por essa razão é importante aumentar nossa massa muscular.

Quem se inicia na musculação deve exercitar todos os grandes grupamentos musculares, no mínimo três vezes por semana, com intervalos de um dia de descanso. Os exercício devem começar com o aquecimento das articulações, girando os braços e o quadril. E realizados com concentração e da forma correta. Isso é mais importante do que a preocupação em aumentar a carga.

O treinamento não deve ser iniciado sem o acompanhamento de um profissional especializado, que garantirá a realização dos movimentos corretos e a manutenção da regularidade dos mesmos. Quanto mais regularidade, melhores serão os resultados.

O ideal para o iniciante é treinar três vezes por semana. Nada de se exercitar todos os dias, pois os músculos só aumentam quando o corpo está em repouso, ou seja, após e não durante os treinos.

Inicialmente, os treinos devem durar de 40 minutos a uma hora, alternando os aparelhos para não sobrecarregar os músculos. O treino alternado, onde ocorre a variação dos treinamentos dos membros superiores, inferiores, abdômen e coluna são os mais recomendados para quem está começando.

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS