A força que vem do corpo

Saiba o que é a calistenia e como ela ajuda a fortalecer os músculos

Por: Equipe Marcio Atalla


A força que vem do corpo

Quando se fala em exercícios de força e resistência pra deixar os músculos mais fortes, automaticamente a maioria das pessoas pensa em:

.Musculação

.Pilates

.Crossfit

Mas você já ouviu falar da calistenia? É o conjunto de exercícios cujo princípio é o uso peso corporal como o principal método de treinamento e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Ficou interessado em conhecer mais? Então não deixe de ler essa matéria!

O que é

A calistenia, é um tipo de atividade física que utiliza o peso do próprio corpo como resistência para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade. Ao contrário da musculação tradicional, que utiliza halteres e outros equipamentos, como não depende do uso de quaisquer tipos de aparelhos, essa modalidade de exercício pode ser realizada em qualquer lugar, tornando-se acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas.

’’Na calistenia você usa seu peso corporal e mobiliza seu corpo em movimentos coordenados trabalhando os membros superiores e inferiores sincronizado e trabalhando a cintura pélvica com exercícios específicos’’, explica o ortopedista José Luiz Runco,  médico e cirurgião do Hospital Samaritano Barra e do  Centro de Medicina Esportiva do Complexo Américas. 

A calistenia pode ser praticada em diversos locais, como:

.Casa

.Parques

.Praças

Pode ser feita também em academias. E embora não seja obrigatório, pode chegar a utilizar também barras de apoio, argolas e outros equipamentos específicos para a prática, que podem ser instalados em casa ou em espaços públicos.

Mas quando feita em casa, é bom se prevenir.

‘’Pode ser feita em casa e achamos pertinente que haja uma avaliação médica. E um profissional de educação física poderá ser útil para o praticante aprender o gesto do exercício e posteriormente ele estará em condições de praticar sozinho’’, acrescenta o dr. José Luiz Runco.

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/marcio-responde/quero-comecar-a-me-exercitar-mas-sempre-fico-na-duvida-do-que-tenho-que-fazer-pilates-academia-ou-correr-na-rua/

Tipos de exercícios

Os exercícios de calistenia podem ser divididos em diferentes categorias, cada uma com seus próprios benefícios, sendo:

.Exercícios de força: flexões, agachamentos, barras fixas e paralelas. Esses exercícios visam fortalecer os principais grupos musculares, como braços, pernas, peitoral e costas.

Exercícios de flexibilidade: alongamentos dinâmicos e estáticos, como flexões laterais, rotações de tronco e abertura de pernas. A flexibilidade é essencial para melhorar a amplitude de movimento e prevenir lesões.

Exercícios de equilíbrio: posições de equilíbrio, como o equilíbrio em uma perna ou em um braço, ajudam a melhorar a coordenação motora.

Exercícios pliométricos: saltos, agachamentos e burpees (mistura de agachamento, flexão de braço e pulo). Esses exercícios desenvolvem a força explosiva e a potência muscular.

É uma prática para todas as idades, desde que se leve em conta algumas questões.

‘’Pode ser aplicada em qualquer faixa etária, respeitando a complexidade do paciente e controlando a quantidade de exercícios que devam ser executados, para não haver o risco de alguma lesão em especial nos idosos’’, acrescenta o ortopedista.

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/musculacao-exige-cuidados-do-iniciante/

 

Benefícios

A prática regular da calistenia oferece uma série de benefícios para a saúde física e mental, como:

.Fortalecimento muscular: a calistenia trabalha todos os grupos musculares, proporcionando um corpo forte e definido.

.Melhora da flexibilidade: os exercícios de alongamento e mobilidade incluídos na calistenia aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimento.

.Aumento da força explosiva: os exercícios pliométricos desenvolvem a força explosiva, essencial para atividades do dia a dia e para a prática de outros esportes.

.Melhora da coordenação motora: a calistenia exige coordenação e equilíbrio, o que contribui para o desenvolvimento dessas habilidades.

.Queima de calorias: a prática regular da calistenia ajuda a queimar calorias e contribui para a perda de peso.

.Melhora da saúde mental: a atividade física regular, como a calistenia, libera endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar e reduzem o estresse.

.Aumento da autoestima: conquistar novas habilidades e objetivos na calistenia pode aumentar a autoestima e a confiança.

‘’Além de você não ter necessidade de um espaço amplo e não ter custo com aparelhos, você vai trabalhar força, resistência e flexibilidade, que é o que o músculo precisa, com recursos mínimos. E ajuda na prevenção de lesões’’, fala o dr.Runco.

E o especialista finaliza com um recado importante:

‘’Recomendamos que antes de iniciar qualquer atividade física faça uma avaliação com médicos especialistas em atividades físicas’’.

 

Contamos com a colaboração do médico: Dr. José Luiz Runco/Ortopedista

 

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/corra-sem-dor/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-cuidados-com-idosos-em-casa/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/ginastica-facial-diga-adeus-as-rugas-e-flacidez-no-rosto/

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS