As frutas da saúde
Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer
Por: Equipe Marcio Atalla
O Brasil é conhecido no mundo inteiro por vários produtos originais, que só existem aqui. E neste quesito, se destacam as frutas nativas brasileiras, um dos itens nacionais mais admirados e degustados pelos brasileiros e pelos turistas estrangeiros que vem conhecer o país.
Só que além de suculentas e saborosas, um estudo científico mostra que várias frutas brasileiras possuem fibras e componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem ajudar na prevenção de doenças, como:
.Diabetes
.Hipertensão
.Obesidade
.Câncer
Quer saber quais frutas nacionais são verdadeiras ‘’usinas de saúde’’? Então leia esta matéria até o fim.
O que mostra o estudo
Os pesquisadores fizeram um estudo de revisão que avaliou a atuação das frutas nativas do Brasil na microbiota do intestino humano e seu papel na redução das chances de se desenvolver uma doença crônica, publicado na Foods (( https://www.mdpi.com/2304-8158/12/18/3491)).
“As frutas nativas brasileiras, originárias de diversos biomas, são ricas em compostos bioativos, e seu processamento permite não apenas o consumo in natura, mas também produz subprodutos ricos em elementos valiosos como os fenólicos, proporcionando benefícios substanciais à saúde’’, afirma a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
As frutas que fazem parte do estudo são:
.Açaí
.Acerola
.Maracujá
.Goiaba
.Jabuticaba
.Baru
.Buriti
.Juçara
‘’ Incluí-las na dieta melhora o aporte de nutrientes antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, muitos dos quais fundamentais para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer”, acrescenta a nutróloga.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/frutas-que-tem-poderes/
A importância da microbiota
O processo de desenvolvimento das doenças crônicas no organismo está ligado ao estilo de vida, com fatores como:
.Má alimentação
.Sedentarismo
.Fumo
E podem ter ainda ligação com algum desequilíbrio na microbiota intestinal.
“A obesidade induz inflamação crônica e ameaças cardiovasculares, a dislipidemia interfere no metabolismo lipídico, aumentando o risco de doenças cardíacas. E o diabetes, marcado por hiperglicemia contínua, prejudica as células endoteliais. Todas estas condições partilham laços com desequilíbrios da microbiota, que não só influenciam o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, mas também afetam significativamente a saúde intestinal e o bem-estar geral”, comenta a dra. Marcella.
Os desarranjos na microbiota podem levar ao aparecimento de doenças intestinais e sistêmicas.
“A nutrição é essencial no tratamento das DCNT (doenças crônicas não transmissíveis). Os probióticos e os compostos bioativos dos alimentos podem modular a microbiota intestinal para promover a saúde. Os ácidos graxos de cadeia curta de uma dieta saudável melhoram vários processos fisiológicos, apoiando a saúde sistêmica”, esclarece a especialista.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/frutas-para-viver-melhor/
As propriedades das frutas
O estudo apontou várias propriedades benéficas nas seguintes frutas nativas brasileiras:
Açaí:
“Flavonoides chamados antocianinas, responsáveis por sua coloração, com grande poder antioxidante, são compostos bioativos que conferem funcionalidade ao alimento. Sua fermentação provoca alterações em determinados grupos bacterianos e produz ácidos orgânicos. Os compostos fenólicos do açaí têm efeitos antioxidantes que protegem o DNA”, fala a médica.
Acerola:
‘’Afeta positivamente o crescimento probiótico. levando ao consumo de carboidratos pelo organismo. Isso reduz o pH e aumenta a produção de vários ácidos orgânicos. Além disso, a fermentação do subproduto da acerola modifica a composição das bactérias intestinais, promovendo metabólitos relacionados à saúde”, aponta a nutróloga.
Goiaba:
“As qualidades terapêuticas da goiaba, incluindo polissacarídeos e outros compostos, têm sido exploradas para diversas condições de saúde, como diabetes, obesidade e diarreia, enfatizando seu potencial para modular a microbiota intestinal e conferir benefícios à saúde”, explica a dra. Marcella Garcez.
Jabuticaba:
Possui um componente que ao ser fermentado, influencia positivamente os micróbios intestinais, potencializando características benéficas como Lactobacillus e Bifidobacterium.
Maracujá:
A polpa da fruta quando é adicionada ao leite fermentado melhora a contagem de células bacterianas e aumenta os níveis de ácido acético e butírico, que ajudam na absorção de nutrientes, fornecendo energia. O maracujá também é fonte de vitamina C, que tem importante ação antioxidante e aumenta a resistência do organismo.
Baru:
“A fermentação in vitro mostrou que a polpa de baru aumenta a abundância de bactérias intestinais benéficas. O alto teor de fibras da polpa, juntamente com seus compostos fenólicos, podem ser responsáveis por esses efeitos. Além disso, o óleo de noz de baru apresenta benefícios à saúde, como a redução da formação de trombos em ratos e o aumento da atividade antioxidante em mulheres obesas”, garante a médica nutróloga.
Buriti:
“A polpa contém fibra alimentar e diversos compostos fenólicos, que podem ser responsáveis por efeitos benéficos na microbiota intestinal de adultos jovens . Além disso, o óleo da polpa de buriti possui propriedades que atenuam os danos oxidativos”, diz a dra. Marcella.
Juçara:
Pesquisas sobre esta fruta apontaram que seu consumo pode trazer benefícios como redução do ganho de peso e melhora da tolerância à glicose.
E é bom reforçar que estas frutas devem fazer parte de uma dieta que seja integralmente equilibrada e baseada em produtos os mais naturais possíveis, para que que os benefícios sejam potencializados e possam efetivamente auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
Contamos com a colaboração a Holding Comunicações e da médica: Dra. Marcella Garcez/Nutróloga
Curtiu? Então você vai curtir também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/combata-a-prisao-de-ventre-com-frutas-laxantes/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/frutas-ajudam-a-combater-a-impotencia-sexual/