Cuidado com LER e DORT!
Saiba se prevenir das lesões por esforços repetitivos
Por: Equipe Marcio Atalla
Você costuma sentir dores nos braços ou mãos? Formigamento nos dedos quando digita no teclado do computador ou do celular? Cuidado, você pode estar sendo vítima de alguma lesão ou distúrbio causado pelo esforço de repetir continuamente algum determinado movimento.
Mais conhecidas como LER ou DORT, essas condições provocam lesões e inflamações que são as que mais atingem os trabalhadores brasileiros, sendo uma das maiores causas de incapacitação profissional.
Inclusive a data de 28 de fevereiro é consagrada como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).
Para te ajudar a se precaver destes problemas, leia o texto a seguir com dicas importantes!
O que são
Para entender melhor o que são estas lesões, procuramos o diagnóstico de uma especialista, a reumatologista Cláudia G. Schainberg, diretora executiva do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Psoríase e Artrite Psoriásica (GRAPPA).
‘Na verdade, LER e DORT, são usados para definir o mesmo grupo de doenças. LER é a sigla para lesões por esforço repetitivo e DORT para distúrbio osteomuscular relacionados ao trabalho’’.
Essas lesões por esforço repetitivo são consideradas distúrbios osteomusculares e estão geralmente relacionadas ao trabalho, porque muitas vezes as atividades profissionais são repetitivas.
‘’Geralmente elas envolvem situações no qual a pessoa faz uma atividade com a postura inadequada, usa muita ou menos força necessária, posições erradas para fazer uma determinada atividade que podem prejudicar e causar lesões em estruturas osteomusculares’’, diz a médica.
Entre as mais conhecidas estão:
.As tendinites
.As dores na coluna
.As dores musculares
Mas a apesar de serem mais comuns no ambiente profissional, nem sempre estão ligadas a este cenário.
‘’As LER nem sempre são relacionadas ao trabalho. Podem ser relacionadas, por exemplo, a uma atividade lúdica, como o vídeo game, a pessoa que fica sentada ali no computador muito tempo, teclando, digitando, alguém que maneja muito o celular, também pode ter uma lesão aí repetitiva e uma tendinite, uma dor no ombro em função desses movimentos repetitivos de maneira inadequada’’, aponta a reumatologista.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/lesao-contusao-estiramento-qual-a-diferenca/
Sintomas e causas
A principal causa de LER/DORT é realizar alguma atividade de maneira inapropriada ou incorreta, sobrecarregando as articulações e as estruturas osteomusculares como:
.Coluna
.Músculos
.Ossos
.Articulações.
Mas e os sintomas?
“Os principais sintomas vão depender da causa e do tipo de lesão que a pessoa apresenta. E da localização. Então, se for uma tendinite, uma dor na coluna, uma dor muscular, o principal sintoma de fato vai ser a dor’’, fala a dra. Cláudia.
As dores mais comuns ocorrem nas seguintes partes do corpo:
.Ombros, cotovelos e nos punhos(tendinites)
.Dor na coluna( região lombar)
.Dores musculares(em qualquer região do corpo mas principalmente no pescoço)
‘’A dor algumas vezes pode dar formigamento, pode dar limitação. Então, uma dor localizada, por exemplo, no braço, que vai dificultar os movimentos, uma fraqueza, um cansaço, uma dormência, o formigamento, uma alteração de sensibilidade e até mesmo a diminuição da amplitude dos movimentos daquela região do corpo. Mais comum, em geral, são os membros superiores, os braços, do que as pernas’’, comenta a médica.
E prossegue:
‘’Por exemplo, motoristas, que exercem e ficam ali muito tempo dirigindo, motorista de ônibus, por exemplo, pode apresentar também dor na coluna relacionado ao seu trabalho ou por pisar de maneira errada ali, ou muito tempo no acelerador, alguma coisa postural que esteja afetando a cadeira, posicionada de uma forma incorreta’’.
Outro alerta importante para pais, mães e responsáveis: essas lesões também podem afetar as crianças.
‘’Para criança ou adolescente que está ali no computador muito tempo ou no joguinho ou no celular e está com o pescoço pra baixo muito tempo, vai acabar tendo uma lesão cervical, uma lesão na musculatura ou uma lesão nos dedos ou nos cotovelos ou nos ombros’’, indica a médica.
Leia ainda:
Prevenção e tratamento
Num mundo onde a tecnologia, o uso de computadores por exemplo, está presente em quase todas as profissões, como se precaver da LER/DORT?
‘’É preciso adequar de forma ergonométrica esse computador. Tenha a certeza de que a cadeira está numa altura correta para estabilizar toda a estrutura do corpo dessa pessoa, que vai ficar ali muito tempo’’, recomenda a reumatologista.
Algumas medidas benéficas são:
.Mantenha os pulsos retos
.Costas sempre apoiadas no encosto do assento
.Cabeça em linha reta da visão
.Ombros relaxados
.Pés totalmente apoiados no chão
.Faça uma parada 5 min a cada 30 min de trabalho
.Faça alongamentos nessas paradas
.Pratique alguma atividade física para fortalecer os músculos
.Beba água ao longo do dia
E a dra. Cláudia finaliza com uma informação importante:
‘’O tratamento para essas lesões requer a expertise de profissionais especializados. Ao perceber qualquer um dos sintomas, é crucial buscar a orientação de especialistas, como reumatologistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos, se houver sinais de depressão e ansiedade. Eles prescreverão medicamentos adequados para cada caso, incluindo anti-inflamatórios. E a fisioterapia direcionada também é super importante por meio de orientações, de exercícios e fortalecimentos musculares e alongamentos que são fundamentais para que aquela pessoa possa exercer novamente as suas atividades e de uma maneira que não lhe cause novamente os problemas da dor e dos sintomas que ela poderá eventualmente apresentar’’.
Contamos com a colaboração da Afonte Comunica e da médica: Dra. Cláudia G. Schainberg/Reumatologista
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saude-no-trabalho/saude-e-computador-fique-alerta/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/atencao-a-postura/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/alongamento-ajuda-a-prevenir-lesoes/