Proteja sua pele

Saiba como aproveitar os benefícios do sol sem riscos para a saúde

Por: Equipe Marcio Atalla


Proteja sua pele

Quem nasce no Brasil, um país tropical por natureza, geralmente cresceu se acostumando com a ideia de que a pele bem bronzeada, bem ‘’queimada’’ de sol é algo ‘’saudável’’. Principalmente nos meses mais quentes de verão sempre foi comum as pessoas passarem quase o dia inteiro expostas aos raios solares em praias, piscinas e cachoeiras.

Na verdade, atualmente vivemos uma época de muito maior conscientização sobre o perigo do câncer de pele e essa prática que antigamente era vista como benéfica, hoje passou a ser avaliada sob um novo olhar.

Quer saber como se precaver para curtir o sol sem perigo? Leia este texto até o final.

 

Horário de exposição e filtro

A recomendação dos dermatologistas é evitar se expor ao sol em horários de maior incidência dos raios ultravioleta. Para praia e piscina é mais adequado ficar ao sol antes das 10h ou após às 16h.Mas sempre lembrando de passar o filtro solar.

E qual o fator de proteção ideal para o filtro? Quem explica é a dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité (SP).

‘’O consenso brasileiro de fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o uso de protetores solares de Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30’’.

Filtros com FPS acima de 30 geralmente são recomendados para pessoas em situações específicas, como por exemplo:

.Peles com maior sensibilidade ao sol

.Casos câncer de pele na família

.Casos de fotodermatose, as doenças causadas pela radiação solar

.Tratamentos estéticos

.Trabalhadores ou atletas em atividades ao ar livre

 

Não deixe de ler:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/confira-aqui-algumas-dicas-para-manter-sua-pele-radiante-e-cuidada-no-verao

 

Uso do filtro solar

O filtro solar para fazer o efeito adequado, deve ser aplicado antes do corpo ser exposto ao sol. Na praia ou piscina o mais correto seria procurar uma sombra, passar o filtro e depois aí sim ficar sob os raios solares. E caso a pessoa more ou esteja hospedada perto da praia, pode passar o filtro antes de sair de casa? A dra. Karine responde:

‘’ O protetor solar você aplica, pelo menos,15 minutos antes da exposição à radiação. Então pode ser aplicado antes de sair de casa, uns 15 minutinhos antes’’.

Uma outra dúvida muito comum é sobre a quantidade de filtro que deve ser aplicada no corpo. A recomendação é uma medida equivalente a uma colher de chá do produto, sendo:

.Uma medida no rosto

.Duas medidas para o tronco

.Uma medida em cada braço

.Uma medida  em cada perna

O filtro deve ser reposto a cada 2h ou 3h de exposição ao sol. Mas e depois de um mergulho? Esse tempo pode mudar?

“Sim. Sempre que tiver uma imersão na água, seja no mar ou na piscina, deve-se repor o filtro solar imediatamente após se molhar’’, diz a médica dermatologista.

E acrescenta:

‘’Para quem gosta de praticar atividade física, esta deve ser sempre estimulada a ser realizada antes das 9h ou depois das 16h porque entre as 9h e 16h o índice de radiação ultravioleta é elevado. E sempre associar uma fotoproteção física, como chapéu, uso de camiseta de proteção, optar por protetores solares de muita resistência à água, com alta proteção de ultravioleta. E usar um filtro de FPS 50’’.

Também é preciso repor o filtro após a prática da atividade física em função do suor. ‘’Existem também aqueles protetores em bastão, que são mais espessos e fixam mais na pele e com o suor, com a atividade física ou com o mergulho ele acaba não ardendo o olho’’, diz a médica.

É recomendado ainda o uso de hidrantes na pele após a praia ou piscina.

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-erros-mais-frequentes-na-protecao-contra-os-raios-uv/

 

Bronzeadores e câncer de pele

Tem gente que além do filtro solar, gosta de utilizar também o óleo bronzeador, alguns até apelam para bronzeadores caseiros. Isso é recomendado?

‘’Não recomendamos o uso de bronzeador. Esses bronzeadores e receitas caseiras aumentam o risco de queimaduras solares, que podem trazer um problema maior para a pessoa’’ fala a dra. Karine.

E o chamado bronzeamento artificial?

‘’O bronzeamento artificial naquelas câmaras não deve ser realizado, por todos os riscos de uma radiação em contato com a pele. Aumenta o risco de câncer de pele, de envelhecimento e pode causar doenças fotossensíveis’’.

E aproveitando: quais os sintomas do câncer de pele e quando a pessoa deve ficar alerta e procurar um médico?

‘’Câncer de pele geralmente não dá sintoma. Geralmente é uma lesão que aparece, principalmente, em área exposta ao sol, como rosto, braço, perna, colo. Mas, lógico, pode também aparecer, dependendo do tipo de câncer de pele, em áreas cobertas do corpo. Geralmente não dá sintoma, não dá coceira, não dá dor. É uma lesão e pode ser vermelha, marrom, preta, enfim, uma lesão nova que aparecendo tem que ser avaliada por um dermatologista’’, conclui a médica.

 

Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e da Dra. Karine Okamoto/Dermatologista

 

Curtiu? Então você vai curtir também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/protetor-solar-tambem-ajuda-a-manter-a-saude-dos-vasos-sanguineos/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/melhor-amigo-da-pele-no-verao-filtro-solar-ajuda-a-evitar-manchas-lesoes-benignas-e-ate-malignas/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saiba-o-que-fazer-com-a-pele-vermelha-inflamada-e-queimada-apos-a-exposicao-solar/

Ameaça à coluna da mulher

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos


VEJA TODAS AS MATÉRIAS