Os dois termos, frequentemente confundidos, têm significados diferentes e se relacionam a processos distintos. Saiba o que caracteriza cada um deles e se liberte da balança
Emagrecer e perder peso não é a mesma coisa. É possível perder quilos e mesmo assim ter engordado! Mas como isso é possível?
Emagrecer significa diminuir a porcentagem de gordura corporal, já a perda de quilos pode acontecer por diversos motivos. Por isso, se focar no que diz a balança não é o melhor indicador do emagrecimento e pode até atrapalhar.
Marcio Atalla desfaz a confusão entre os dois termos e esclarece suas diferenças.
“A primeira coisa que a gente precisa definir é que emagrecer é perder gordura. Se você tem 10 quilos de gordura no corpo e perdeu 100, 500 gramas ou um quilo dessa quantidade, você emagreceu, mesmo que seu peso tenha subido na balança”, afirma.
Durante o emagrecimento pode ocorrer o ganho de peso de maneira saudável, por meio do aumento de massa magra. Por outro lado, há casos de perda peso, como acontece com quem se submete a dietas restritivas, sem que o percentual de gordura seja alterado ou até tenha aumentado.
“Às vezes as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, outras vezes não”, pondera.
? Quarentena: não é hora de fazer dietas restritivas, que podem prejudicar a saúde e o sistema imune
Atalla conta já ter ouvido queixas de pessoas que passaram a praticar atividades físicas e ganharam alguns quilos. A impressão que fica é que elas estão obtendo resultado contrário ao buscado, mas não é bem assim.
“Como a atividade física, que é algo que queima calorias, vai te fazer engordar? Não tem sentido. Tudo o que você faz de movimento vai te ajudar no emagrecimento. Não se apegue aos números da balança”, afirma.
A diferença na balança pode se dar por várias razões, ganho de massa magra, retenção de líquidos, dentre outros. “Há outras possibilidades de aumento de peso que não implicam ganho de gordura”, diz.
Se focar apenas nos resultados da balança para aferir o emagrecimento pode desencadear frustrações e não refletir os ganhos da prática de exercícios.
Outros critérios, como a medida da circunferência abdominal, avaliam o emagrecimento de maneira mais garantida. “A perda da circunferência abdominal é certeza de diminuição de gordura”, diz Atalla.
? Veja o vídeo completo
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros