Nutrição

Verão requer uma mudança na alimentação

Saladas, frutas e líquidos ajudam a repor as energias perdidas e afastam o perigo da desidratação

Como você tem se alimentado no calorão que anda fazendo? Se está consumindo muitas saladas e ingerindo muitos líquidos, pelo menos 2 litros por dia, está fazendo certo. Em se tratando de líquidos, além da água; água de coco, sucos naturais de frutas e chás gelados ajudam a refrescar e afastam o risco de desidratação, principalmente em crianças e idosos. Refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos açucarados devem ser evitados, porque desidratam o organismo, já que aumentam a sede.

Nos dias mais quentes, não é bom comer em grande quantidade e também deve-se evitar gorduras. Elas dificultam a digestão, aumentando a temperatura corporal, principalmente em se tratando de crianças. O período de verão exige uma alimentação diferenciada porque o organismo se torna mais lento quando submetido a altas temperaturas, incluindo o metabolismo e digestão.

As frutas não devem faltar no cardápio. Melão, melancia e abacaxi são as mais indicadas. Elas ajudam o corpo a se hidratar e refrescar. Alface, couve e cenoura são outros alimentos que não podem faltar na alimentação diária. Alface possui potássio e fósforo, minerais que colaboram com o bom funcionamento do organismo. A cenoura protege a pele do sol. A couve ajuda o intestino a funcionar melhor e a quantidade de ferro, fósforo e potássio repõe nutrientes que são perdidos com o suor.

Os peixes também não podem faltar, principalmente os que possuem ômega 3, a gordura do bem, como salmão, tilápia, atum, sardinha, entre outros.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

2 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

5 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

2 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

2 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago