Nutrição

Não deixe de consumir fibras nas refeições

Elas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo

Todos os especialistas em nutrição são unanimes em afirmar que devemos comer fibras. Mas por que motivo elas são tão importantes? As fibras são necessárias porque aumentam a sensação de saciedade, o que auxilia no processo de emagrecimento. Elas também beneficiam o coração e regulam o intestino.

As fibras são dividas em sóluveis, que se dissolvem facilmente na água e tem como fonte a aveia, a farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, e diminuem o trânsito intestinal. E as fibras insolúveis, que são encontradas nos pães integrais, cereais, cenouras e que não se dissolvem na água ou nos fluídos gastrointestinais.

Os nutricionistas recomendam que o consumo diário de fibras seja de 25 gramas. Essa quantidade pode ser dividida ao longo das refeições. O  desjejum, que sempre conta com pão, já possui sua dose de fibras, mas sempre se pode acrescentar cereais e frutas nesta refeição, princiapalmente o abacate, que pode ser misturado com aveia. No almoço, vegetais de folhas verde escuras, como o alface, couve e espinafre.

Além das folhas, cenoura, beterraba, batata doce e feijão, todos ricos em fibras. Arroz integral, arroz de 7 cereais, que possui cevada, aveia, trigo, quinoa e linhaça.

Aliás, a linhaça, nozes, frutas como maçã, pera, ameixa, laranja, são boas opções para o lanche da tarde. O jantar pode ser a base de salada, mingau de aveia ou barra de cereais.

Share

Recent Posts

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

2 dias ago

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

7 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

1 semana ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago