Leite e banana podem impedir pedras nos rins

Alimentos ricos em cálcio e potássio previnem o cálculo renal

Por: Equipe Marcio Atalla


Leite e banana podem impedir pedras nos rins

Os cálculos renais, também popularmente conhecidos como pedras nos rins, são um problema de saúde muito comum e extremamente doloroso, podendo estar associados a outras enfermidades, como:

.Doença renal crônica

.Cardiopatias

.Osteoporose

Geralmente os médicos e nutricionistas recomendam beber bastante água, reduzir o sal e evitar alimentos como os embutidos(presunto, mortadela, salame, etc) como medidas básicas na dieta diária para evitar o surgimento das incômodas pedras nos rins.

Mas agora um estudo feito nos Estados Unidos mostra que alimentos ricos em cálcio e potássio também são uma arma eficaz na prevenção deste problema. Pois é, a famosa vitamina de leite com banana que nossas mães e avós nos recomendavam, agora tem seu valor nutricional comprovado cientificamente!

Para saber mais detalhes, siga lendo esse texto!

 

O estudo

A pesquisa foi feita por cientistas da  Mayo Clinic nos EUA e publicada em 2022  na Mayo Clinic Proceedings.  ((https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(22)00259-2/fulltext))

O estudo envolveu 411 pacientes   que tiveram   cálculos renais sintomáticos pela primeira vez e um grupo de controle de 384 pessoas, todos   atendidos na Mayo Clinic em Rochester e na Mayo Clinic na Flórida entre 2009 e 2018.

Os resultados revelam que aqueles que beberam menos líquidos e os que ingeriram menos alimentos com cálcio e potássio apresentaram chances maiores de apresentar a formação de pedras nos rins.

Um número de 73 pacientes tiveram cálculo pela primeira vez e voltaram a ter o problema num período de cerca de 4 anos e 1 mês de acompanhamento médico e científico.

“Essas descobertas mostram que o enriquecimento de dietas com alimentos fontes em cálcio e potássio pode prevenir cálculos renais sintomáticos recorrentes”, diz a médica nefrologista Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Outro ponto revelado pelo estudo, é que níveis baixos de consumo de cálcio e potássio na dieta indicavam recorrência, ou seja, os cálculos voltavam a aparecer.

‘’Se você já teve uma pedra nos rins uma vez, você tem 30% de chance de ter outra pedra nos rins dentro de 5 anos, principalmente se não tiver o acompanhamento adequado e mudanças na dieta. Mudanças na dieta são frequentemente prescritas para prevenir cálculos renais sintomáticos recorrentes. E o leite, rico em cálcio, pode ser um aliado”, complementa a médica.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/pedra-nos-rins-veja-como-evitar/

 

A importância do cálcio e do potássio

A pesquisa chegou à conclusão que uma alimentação que com ingestão diária de cerca de 1.200 miligramas de cálcio pode contribuir para prevenir o aparecimento de pedras nos rins, tanto as que ocorrem pela primeira vez, quanto as recorrentes

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é recomendado, sim, consumir de 4 a 5 porções de leite ou seus derivados. O corpo humano necessita de uma ingestão diária de, pelo menos, 1g de cálcio. Cada copo de leite (200 ml) tem aproximadamente 200 mg de cálcio, então para suprir a necessidade diária, são necessários 5 copos de leite por dia. Você pode substituir o leite por derivados como queijo branco com pouco sal, ricota, iogurtes e coalhadas”, afirma a dra. Caroline Reigada.

Mas ela faz um alerta, não se deve também exagerar no consumo de cálcio:

“O cálcio anormalmente elevado na urina (hipercalciúria) aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. Assim, o consumo elevado de potássio reduz adicionalmente o risco de formação de pedra nos rins”.

O estudo apontou que, além do cálcio, existe outro mineral que também combate as pedras nos rins e não deve faltar em qualquer programa alimentar: o potássio.

‘’As pessoas  devem adicionar mais frutas e vegetais que são ricos em cálcio e potássio em suas dietas. Os cogumelos brancos também são fonte de potássio e podem ser uma maneira de adicionar mais desse nutriente à dieta, com poucas calorias”, fala a médica nefrologista.

Entre os alimentos ricos em potássio, estão:

.Banana

.Abacate

.Espinafre

.Castanha do Pará

.Cogumelos

.Chocolate meio amargo

.Pistache

‘’Essas descobertas dietéticas podem ter particular importância porque as recomendações para prevenir cálculos renais foram baseadas principalmente em fatores dietéticos associados à formação inicial de cálculos, e não recorrente. Os pacientes podem não ajustar sua dieta para evitar a incidência de cálculos renais, mas é mais provável que o façam se puder ajudar a prevenir a recorrência”, complementa a dra. Caroline.

Confira ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/alimente-bem-seus-rins/

 

Mantenha a hidratação

O baixo teor de ingestão de cálcio e potássio na alimentação do dia a dia foi um fator fundamental, apontado pela pesquisa, no aparecimento dos cálculos renais. Mas   também é necessário  equilibrar estes minerais com o   consumo de líquidos.

“A alta ingestão de líquidos também é importante. O estudo, no entanto, simplesmente não encontrou benefícios de aumentar a ingestão de líquidos entre os pacientes com histórico de formação de cálculos renais sem que isso seja feita em associação da mudança na dieta, com maior consumo de cálcio e potássio”, explica a nefrologista.

O recomendado seria uma ingestão de pelo menos de 3.400 mililitros por dia, ou cerca de 9 copos por dia. Menos que isso, pode gerar a formação de cálculos.

“A baixa ingestão de líquidos e cafeína pode resultar em baixo volume de urina e aumento da concentração de urina, contribuindo para a formação de cálculos”, diz a médica.

Mas sempre reforçando que ingerir a quantidade correta de água e demais líquidos, deve estar associada a uma alimentação rica em produtos como frutas e vegetais.

“Mudar sua dieta para evitar pedras nos rins pode ser muito difícil. Assim, conhecer os fatores dietéticos que são mais importantes para prevenir a recorrência de cálculos renais pode ajudar pacientes e profissionais de saúde a saber o que priorizar”, finaliza a nefrologista Caroline Reigada.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica:

Dra. Caroline Reigada/Nefrologista

 

Não deixe de ler também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/saiba-sobre-os-diferentes-tipos-de-leite-suas-vantagens-e-desvantagens/

https://marcioatalla.com.br/nutricao/vitamina-de-banana/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/a-importancia-de-beber-agua-tudo-o-que-vc-precisa-saber-sobre-hidratacao/

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS