Nutrição


Com glúten ou sem glúten?

O glúten tem se tornado um dos vilões das dietas. Esclarecemos se essa proteína presente em diversos alimentos realmente faz mal à saúde


Com glúten ou sem glúten?

O glúten é a bola de vez na alimentação. Mesmo as pessoas que não sofrem de intolerância à substância, a doença celíaca, têm preferido os chamados alimentos ‘gluten free‘, por acreditarem que eles são mais saudáveis e irão ajudar no processo de emagrecimento.

Antes de passar horas analisando os rótulos dos produtos nos supermercados, saiba mais sobre essa proteína e se vale a pena cortá-la do cardápio.

“O que acontece é que, quando a pessoa se consulta com um nutricionista e recebe a orientação de cortar o glúten, ela acaba trocando alimentos que costumam ser industrializados e são mais calóricos por outros naturais e mais saudáveis. Daí, a perda de peso”, afirma Marcio Atalla.

Glúten

Foto: baibaz/ Shutterstock

O que é o glúten?

Apesar da (má) fama alcançada, nem todo mundo sabe exatamente do que se trata o tal do glúten.

“Ele é uma proteína presente em diversos alimentos, como pão, cevada, aveia e trigo, dentre outros”, explica a nutricionista Denise Coelho.

Ou seja, comidas que fazem parte do dia a dia há milhares de anos. Então, por que só agora o glúten tem ganhado destaque nas dietas de emagrecimento?

“Por um lado, tem a ver com o excesso. Por estar presente em alimentos práticos e cotidianos, seu consumo tem aumentado nos últimos anos. Além disso, há a questão da sugestão. Após lerem que o glúten não faz bem e retirá-lo da alimentação, elas têm a sensação de estar melhor. Por exemplo, um estudo foi feito com pessoas que diziam ter intolerância à proteína e ela foi reintroduzida em sua dieta sem que soubessem. Nenhuma delas relatou algum tipo de problema de saúde durante o período”, diz a nutricionista.

Intolerância ao glúten

Há pessoas que, de fato, apresentam intolerância à proteína, a doença celíaca, que atinge cerca de 2% da população. Nesses casos, seu consumo deve ser cortado completamente.

“Essa é uma doença autoimune gravíssima, que torna impossível a digestão do glúten. Ao chegar no intestino, essa proteína não consegue ser absorvida e causa uma série de complicações”, alerta Denise.

Complicações causadas pela doença celíaca

• Perda peso;

• Anemia;

• Diarreia.

Se você apresentar esses sintomas, procure um nutricionista para avaliar seu quadro.

👉 Atalla fala sobre emagrecimento e soluções milagrosas

Veja também

Dieta sem glúten é arriscada para crianças

Glúten e lactose não devem ser evitados por todas as pessoas

Tem esses sintomas? Fique atento, pode ser diabetes




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone