Dieta cerebral
Saiba o que são os alimentos nootrópicos e como eles ajudam o cérebro
Por: Equipe Marcio Atalla
O cérebro é um órgão do corpo-humano e o principal do sistema nervoso central e tem funções muito importantes, entre elas:
.Controlar as ações do corpo
.Gerar os comportamentos individuais
.Desenvolver a inteligência
.Estimular a aprendizagem
Por isso, manter uma boa saúde cerebral é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O cérebro, é responsável por funções cognitivas, emocionais e motoras e pode ser preservado com a inclusão de hábitos saudáveis na rotina diária.
Além disso, manter a mente ativa com atividades como leitura e jogos de raciocínio estimula as funções cognitivas. Cuidar da saúde mental, evitando o estresse crônico e promovendo o bem-estar emocional, também é fundamental para prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer
Práticas como exercícios físicos regulares, sono adequado e alimentação equilibrada, contribuem para o bom funcionamento e capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões.
E um dos fatores mais importantes para a boa saúde cerebral são os alimentos e suplementos nootrópicos, que trazem benefícios para a cognição.
Para saber mais, leia este texto até o final!
O que são os nootrópicos
Mas afinal, como definir os alimentos e suplementos nootrópicos? Quem nos ajuda a entender melhor é a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):
“Os chamados alimentos nootrópicos, cujo nome vem do grego ‘nóos’ (mente) e ‘tropo’ (direção), supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem efeitos colaterais negativos. São alimentos ou suplementos ricos em substâncias que estimulam a nossa capacidade cognitiva, seja por um incremento na memória, atenção, concentração ou motivação. Os nootrópicos são usados há milhares de anos e atualmente inúmeros novos compostos com maior eficiência foram descobertos’’.
Entre os alimentos nootrópicos que são usados há séculos pela Humanidade, estão:
.Café
.Cacau
”Nas farmácias de manipulação, os ingredientes nootrópicos são encontrados em formas que vão além das cápsulas, como chocolates, shakes e sopas. Eles podem ser preparados e ingeridos rapidamente antes de trabalhar, em um lanchinho no escritório ou durante os estudos para aperfeiçoar a função cognitiva”, afirma a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/alimentos-que-turbinam-o-cerebro/
Tipos de alimentos e nutrientes
A maioria dos alimentos e suplementos nootrópicos devem ser consumidos com orientação médica. Mas alguns deles, que possuem a funcionalidade de melhorar a atenção e a cognição, podem ser incluídos numa dieta saudável, pois ajudam a melhorar:
.A memória
.A concentração
.A performance do cérebro
Entre os alimentos com funcionalidades nootrópicas estão:
.Salmão
.Ovos
.Café
.Chá preto
.Chá verde
.Verduras
.Frutas
.Cereais
.Carnes
.Vitaminas do complexo B ( B1, B6, B9 e B12)
.Vitamina C
.Vitamina E
.Zinco
.Magnésio
“A deficiência de alguns desses nutrientes pode levar a mudanças de humor, irritabilidade, depressão, aprendizado lento, perturbações visuais, problemas auditivos, confusão mental, cefaleia, demência, fadiga, problemas de memória, hiperatividade, alterações emocionais e ansiedade”, diz a nutróloga.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/cerebro-com-fibras/
Benefícios
Existem também no mercado suplementos nootrópicos em formas de sopas, que podem trazer biomassas marinhas, feita a partir de uma alga vermelha e também cafeína, que oferecem vários benefícios, tais como:
.Combate o estresse
.Acelera o metabolismo
.Queima gordura
.Inibe o cortisol
.Melhora a funcionalidade cerebral
‘’As sopas são extremamente práticas e fáceis de serem preparadas, bastando adicionar o pó de um sachê em 200ml de água quente e misturar bem’’, fala a farmacêutica Maria Eugênia.
E para tornar melhorar a saúde cerebral, existem ainda 2 alimentos que podem ser incluídos na rotina de alimentação:
.As nozes
.O mirtilo
“O mirtilo é considerado um dos alimentos mais poderosos para a saúde cerebral por ser uma fruta muito rica em polifenóis antioxidantes, vitamina e fibras, cujas propriedades auxiliam no atraso da deterioração da memória e da cognição. Já as nozes possuem fibras solúveis e ácido-graxo do tipo ômega 3 em sua composição que, além de equilibrar o colesterol, atua no combate ao estresse. O ômega 3 é responsável por amenizar os efeitos do estresse na rotina, ajuda reduzir sintomas como a fadiga e o cansaço mental”, conclui a nutróloga Marcella Garcez.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das profissionais:
Dra. Marella Garcez/Nutróloga
Maria Eugenia Ayres/Farmacêutica
Confira essas também:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/atividade-fisica-protege-o-cerebro-de-idosos/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cerebro-saudavel-com-o-neurofeedback/