Chocolate é bom e faz bem!
Conheça algumas boas razões para comer chocolate!
Por: Equipe Marcio Atalla
Quem não gosta de chocolate? Provavelmente muito pouca gente. Desde os consumidores mais moderados até os ‘’chocólatras’’ assumidos, o sabor e a textura do produto vem fazendo há sucesso há séculos. Não à toa, na antiga civilização maia que habitou a América Central e o México há centenas de anos, uma bebida que misturava cacau com água quente era muito popular e o chocolate era conhecido como o ‘’ Alimento dos Deuses’’. Com certeza a maioria dos ‘’mortais’’ concorda com isso!
Mas desde os maias, até hoje no século XXI,muita coisa mudou no mundo e na civilização, mas o chocolate nunca deixou de ser um alimento que desperta paixões entre os consumidores. Mas além do gosto saboroso,o chocolate,principalmente os mais amargos, também pode trazer benefícios para a saúde.
Os tipos de chocolate
Os principais tipos de chocolates encontrados hoje no mercado são:
.Chocolate ao leite
.Chocolate amargo
.Chocolate meio amargo
.Chocolate light,diet ou zero açúcar
.Chocolate sem lactose
.Chocolate branco
O chocolate ao leite,o grande campeão de consumo, é aquele com mais açúcar e com uma quantidade menor de massa de cacau, algo em torno de 36% a 46%.
Os chocolates diet são as versões sem adição de açúcar,como a sacarose.
Já os light são aqueles com redução mínima de 25% das calorias, quando comparado com a versão original.
E o zero são chocolates sem açúcar e sem gorduras.
O chocolate sem lactose é aquele recomendado para quem não pode ou quer diminuir o consumo de ingredientes lácteos.
O chocolate branco,embora seja considerado pelas pessoas como um tipo de chocolate,na verdade é feito com manteiga de cacau, leite e açúcar e não leva massa de cacau.
Mas uma dúvida que sempre existe entre as pessoas, é se chocolate amargo e meio amargo são a mesma coisa. Quem nos esclarece é a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):
‘’O chocolate amargo é aquele que tem os sólidos de cacau como primeiro item da lista de ingredientes que fica na parte de trás da embalagem, geralmente só encontramos nos produtos com mais de 60% de cacau. O chocolate meio amargo aqui no Brasil deve apresentar pelo menos 35% de sólidos de cacau em sua composição e apesar do gosto mais intenso, que o chocolate ao leite, apresenta o açúcar como o primeiro item da lista de ingredientes, portanto o mais prevalente’’.
Não deixe de ler:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/chocolate-pode-inibir-a-gordura-no-corpo/
Benefícios do chocolate
Um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo,já que ele possui muitas calorias e pode auxiliar a repor o gasto calórico diário,principalmente para quem treina algum tipo de atividade desportiva regularmente.
Mas é bom lembrar que estas propriedades benéficas se encontram principalmente nos chocolates amargo e meio amargo, por causa da maior concentração de cacau.
Já o chocolate branco que,como já vimos, possui muito açúcar e quase nenhum nutriente, deve ser consumido em pequena quantidade.
Veja agora alguns dos maiores benefícios do chocolate para a saúde:
.Bom para o coração:os chocolates com maior concentração de cacau , melhoram a função vascular e previnem a formação de placas de gordura nas artérias
.Previne o diabetes: o cacau possui flavonoides que retardam a absorção e digestão dos carboidratos, equilibrando a glicose no organismo.
.Inimigo da obesidade: o chocolate amargo aumenta a sensação de saciedade,reduz o apetite,ajudando a diminuir as chances de se engordar
.Melhora a microbiota intestinal: os flavonoides do cacau desenvolvem os microrganismos do intestino que armazenam energia e equilibram o metabolismo
.Fortalece os sistema imunológico e o sistema nervoso central
.Estimula a sensação de felicidade: aumenta a produção de serotonina
.Propriedades afrodisíacas: contêm substâncias como o óxido nítrico que aumenta a circulação sanguínea na região genital e cafeína e teobromina que geram sensação de bem-estar.
.Combate a anemia: é um alimento rico em ferro
.Retarda o envelhecimento da pele: protege contra as rugas e os raios ultravioleta,por causa das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. E ao contrário do que muitos acreditam,chocolate não causa o aparecimento de espinhas.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/8-beneficios-comprovados-cientificamente-do-chocolate-amargo/
Chocolate:pode comer à vontade?
O chocolate pode ser um grande amigo da saúde, mas qual a quantidade de consumo adequada?
A médica nutróloga Marcella Garcez responde:
‘’A dosagem recomendada de consumo é de 25g a 50g de chocolate por dia. Essas quantidades se referem a qualquer tipo de chocolate escuro, porém para as versões com mais açúcar, que concentram menos polifenóis e menos benefícios, o ideal é consumir porções diárias de até 25g’’.
E acrescenta:
‘’Essa dosagem de 25g a 50g equivale a uma barrinha pequena. Todas as embalagens trazem a informação da quantidade em gramas contidas na parte frontal da embalagem e este deve ser um parâmetro para escolha e consumo’’.
Tem gente que come chocolate como ‘’sobremesa’’,após o almoço ou jantar.Isso é correto?Existe um melhor horário ou momento do dia para comer chocolate?
‘’Um chocolate de boa qualidade e concentração de cacau, em quantidade adequada, pode ser consumido em qualquer horário do dia, de acordo com as preferências pessoais. Por ser um alimento mais calórico e estimulante, os períodos mais iniciais do dia podem ser mais adequados para algumas pessoas’’,conclui a dra.Marcella.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica:
Dra. Marcella Garcez/Nutróloga
Gostou? Confira também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/alimentos-com-cafeina-promovem-mais-tolerancia-a-dor/