Banana, abacate e salmão contra a pressão alta

Estudo mostra que o potássio destes alimentos pode combater a hipertensão

Por: Equipe Marcio Atalla


Banana, abacate e salmão contra a pressão alta

A pressão alta costuma ser   chamada de ‘’assassina silenciosa’’, porque muitas vezes não apresenta sintomas, podendo levar a problemas graves de saúde tais como:

.Infarto

.Derrames

.Insuficiência renal

Segundo dados do Ministério da Saúde,32% da população brasileira sofre de hipertensão, com o número alarmante de 300 mil mortes por ano.

Controlar o sal é fundamental, mas agora pesquisadores europeus também chegaram a conclusão que incluir potássio na dieta é muito importante para regularizar a pressão arterial.

Para saber mais detalhes, siga lendo esta reportagem

O que revela a pesquisa

A pesquisa foi publicada no conceituado European Heart Journal (https://academic.oup.com/eurheartj/article/43/30/2867/6612684)  e foi feita com cerca de 25 mil pessoas, homens e mulheres, com idades entre 40 e 79 anos, no Reino Unido.

Os participantes foram divididos em 2 grupos:

.Um grupo de ingestão de sódio (baixa/média/alta)

.Outro de  ingestão de potássio (baixa/média/alta)

Os pesquisadores perceberam que a medida que a ingestão de potássio aumentava entre as mulheres, a pressão arterial das voluntárias diminuía. De uma forma geral, no grupo onde as pessoas tiveram um alto consumo de potássio, houve uma queda de 13% no risco de doenças cardiovasculares, entre homens e mulheres.

“Os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, mas que as mulheres se beneficiam mais do que os homens. A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio tem outras formas de proteger o coração, além de aumentar a excreção de sódio”, diz a médica nefrologista Caroline Reigada especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/entendendo-a-pressao-alta/

A importância do potássio

A pesquisa indicou, portanto, que é importante incluir alimentos ricos em potássio na dieta, como forma de controlar a pressão arterial.

“O potássio ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina. O estudo mostrou que o potássio dietético foi associado aos maiores ganhos de saúde em mulheres. Vale lembrar que o aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares. Até o momento, vários estudos sugerem que o aumento da ingestão de potássio pode diminuir o risco de AVC e doenças da artéria coronária”, afirma a médica nutróloga e professora Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

E prossegue:

“O consumo de potássio também é importante para prevenção de pedras nos rins. O cálcio anormalmente elevado na urina (hipercalciúria) aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. Assim, para reduzir a excreção de cálcio na urina, o consumo elevado de potássio reduz adicionalmente o risco de formação de pedra nos rins”.

Não deixe de ler:

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/pressao-alta-prejudica-o-cerebro-contribuindo-para-o-seu-envelhecimento/

Alimentos ricos em potássio

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos consumam pelo menos 3,5 gramas de potássio e menos de 2 gramas de sódio (5 gramas de sal) por dia. Entre os produtos que contém potássio e não deveriam faltar dieta diária, se destacam:

.Banana

.Abacate

.Salmão

.Batata

.Leite

.Espinafre

.Chocolate meio amargo

.Castanha-do-pará

.Pistache

A nutróloga Marcella Garcez sugere um caminho que pode ajudar a aumentar o consumo de potássio.

‘’As empresas de alimentos podem ajudar trocando o sal padrão à base de sódio por uma alternativa de sal de potássio em alimentos processados. Além disso, todos devemos priorizar alimentos frescos e não processados, pois são ricos em potássio e pobres em sal”.

Já a nefrologista Caroline Reigada lembra ainda da importância, não só de consumir potássio, mas também de reduzir o consumo de sal.

“Nunca conseguiremos ter controle da quantidade de sal adicionado em uma refeição comprada em restaurante, fast-foods e delivery. Por isso preparar as próprias refeições, pode ser uma alternativa. Em casa, na preparação, uma dica é preferir temperos naturais para dar sabor à comida, como: alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro, limão ou outros de sua preferência. Assim como devemos adequar o paladar doce para reduzir os excessos de açúcar, o acréscimo de especiarias e temperos proporcionará sabor, sem excessos de sal’’.

E conclui:

‘’Devemos evitar também todos os alimentos que são altamente processados e ricos em sódio, como embutidos, temperos e molhos prontos, enlatados, conservas, queijos amarelos, sopas de pacote e macarrão instantâneo’’.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:

Dra.Caroline Reigada/Nefrologista

Dra.Marcella Garcez/Nutróloga

Não deixe de ver também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/abacate-traz-muitos-beneficios-a-saude/

https://marcioatalla.com.br/nutricao/banana-no-coracao/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/melhore-coracao-e-cerebro-consumindo-salmao/

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS