Arraiá light

Não perca a linha e escolha os alimentos menos calóricos nas Festas Juninas

Por: Equipe Marcio Atalla


Arraiá light

As comidas típicas das Festas Juninas costumam ser um convite para fugir da dieta. Algumas guloseimas tradicionais da ocasião são, de fato, tentadoras e saborosas. Mas com um pouco de planejamento e sabedoria, é possível escolher entre os alimentos menos calóricos oferecidos nas barraquinhas.

Até porque, se não houver controle, o consumo de calorias em apenas uma noite pode chegar à duas mil calorias. Para evitar que a Festa Junina cause um desastre na balança, a dica é escolher os alimentos menos calóricos, de preferência com funções nutritivas.

E nem é tão difícil assim encontrá-los. Entre as comidas típicas dos “arraiás”, quatro alimentos podem entrar naa lista dos mais saudáveis. A pipoca, em quantidade moderada e sem gordura, é excelente fonte de fibra e não tem tanta caloria. Além disso, a sensação de saciedade proporcionada pela guloseima ameniza a vontade de comer outras coisas.

O milho verde assado ou cozido é outro alimento típico dessa época que pode ser consumido. Rico em carotenoides, tem poucas calorias, em torno de 100 por espiga. Mas cudiado: se for consumido com manteiga ou margarina esse número pode dobrar.

O cachorro-quente simples, somente com o pão e a salsicha, tem cerca de 260 calorias. Já aqueles recheados o com milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, batata palha e queijo sobe para quase 600 calorias.O pinhão é outro alimento rico em nutrientes. Fonte de proteína, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, fibras e carboidratos, e um bom alimento para a saúde, mas como cerca de 5 unidades têm em torno de 100 calorias, é preciso comer com moderação.

Especiarias para a saúde!

Especiarias para a saúde!

Conheça os benefícios de 21 especiarias e ervas

A mulher é a maior vítima do TCA

A mulher é a maior vítima do TCA

Pressão pelo corpo ideal pode levar ao Transtorno da Compulsão Alimentar

Intestino: porta de entrada das varizes

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes


VEJA TODAS AS MATÉRIAS