Nutrição


Alimentos que emagrecem? Conheça os termogênicos

Alimentos termogênicos, aqueles que possuem a capacidade de aumentar o gasto energético durante o processo de digestão, tiveram o consumo aumentado nas dietas de emagrecimento.


Alimentos que emagrecem? Conheça os termogênicos

Comer para queimar calorias… o conceito pode soar um tanto estranho, mas é o caso dos chamados alimentos termogênicos. Através da liberação de “calor” no organismo, eles têm o poder de acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso

“Os alimentos termogênicos são aqueles que contém substâncias com a funcionalidade de acelerar processo digestivo, o metabolismo dos nutrientes e aumentar a liberação de energia, na forma de calor, durante esse processo”, explica a nutróloga Marcella Garcez, mestre em Ciências da Saúde, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. 

Mas é importante lembrar que a simples ingestão desses alimentos, potencializam, mas não garante, sozinhos, o processo de emagrecimento.

Alimentos termogênicos

Crédito foto: © Leonid Yastremskiy via Canva.com

O que são alimentos termogênicos?

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, aumentando assim o gasto calórico em processos que, naturalmente, já realizam a queima de gordura. Portanto, devem ser consumidos dentro de uma dieta balanceada, aliada à prática de atividade física.

Existem dois tipos de termogênicos, os naturais e os industrializados. Os naturais, como nome indica, são os encontrados na natureza e os industrializados têm o princípio ativo termogênico concentrado em cápsulas. 

“A termogênese é um processo metabólico, durante o qual seu corpo queima calorias para produzir calor. Os fatores induzem a termogênese adaptativa no corpo são a temperatura do ambiente, o exercício físico e dieta. Durante o processo digestivo, vários ingredientes presentes em alguns alimentos podem auxiliar o processo metabólico e aumentar a liberação de calor pelas células do organismo. Os mecanismos de ação desses componentes são muitos, mas o principal é o estímulo do sistema nervoso simpático, com aumento na liberação de noradrenalina. Várias outras reações enzimáticas e metabólicas envolvem a termogênese e muitas podem ser estimuladas por nutrientes”, esclarece.

Esses alimentos potencializam um processo denominado termogênese, regulado pelo sistema nervoso e responsável por transformar glicose e gordura em energia.

“Eles podem ajudar, não somente a estimular o metabolismo, mas também auxiliam na absorção de nutrientes ingeridos com eles”, diz Marcella.

Alimentos termogênicos

Crédito foto: © 5PH via Canva.com

Onde encontrá-los

Na natureza, eles podem ser encontrados em alimentos como:

Pimenta vermelha;

• Pimenta preta;

Café;

Chá verde;

Gengibre;

• Mostarda;

Raiz forte;

Cúrcuma longa;

• Canela;

Cravo, entre outros. 

“Eles devem ser adicionados à dieta de forma equilibrada, variada e moderada. Nenhum exagero é bem-vindo e os ingredientes termogênicos não fazem milagres, portanto não há lógica em incluí-los em um padrão alimentar desequilibrado. A dieta deve ser adequada aos objetivos”, diz a médica.

Alimentos termogênicos

Crédito foto: © Oleksandr Prokopenko via Canva.com

Prós e contras dos termogênicos

Além do reforço que dão às dietas de perda de peso, eles também trazem outros benefícios à saúde: 

• Estimulam a digestão;

• Diminuem os gases;

• Podem melhorar a circulação sanguínea

Porém, eles são contraindicados para quem sofre de: 

• Enxaqueca e pressão alta, pois podem alterar a pressão sanguínea;

• Apresenta condições cardíacas, pois podem estimular o órgão e aumentar a frequência cardíaca

• Tem insônia e ansiedade, uma vez que aumentam o estado de alerta; 

“Geralmente esses efeitos não são observados pelo consumo de alimentos termogênicos, e sim de produtos que contém esses compostos bioativos isolados e concentrados. Porém, pessoas sensíveis e portadores de doenças cardiovasculares devem evitar ou consumir esses alimentos com moderação”, orienta Marcella. 

👉 Marcio Atalla fala sobre esses alimentos e outros assuntos. Saiba mais!

Veja também
Conheça as 7 deficiências nutricionais mais comuns e saiba como evitá-las
Pimenta e gengibre juntos são aliados na prevenção do câncer
Os benefícios do chá de canela para o emagrecimento




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone