Antes de qualquer coisa, você precisa esquecer essa questão do tempo, essa urgência por resultados rápidos.
Não tenho disposição de fazer atividade física, mas quero emagrecer. Estou bem acima do peso e tenho muita preguiça. Você recomenda algum plano de exercícios que eu consiga resultados bem rápidos?
Malu Pericles – Rio de Janeiro, RJ
Antes de qualquer coisa, você precisa esquecer essa questão do tempo, essa urgência por resultados rápidos. Certamente, você levou alguns anos para acumular o excesso de peso que hoje lhe incomoda. Em primeiro lugar, você deve pensar na sua saúde. Não existe dia pra começar nem pra terminar, quando o assunto é ter qualidade de vida.
Trata-se de adotar um estilo de vida saudável, em que a atividade física seja regular, e a alimentação seja equilibrada e rica em diversos nutrientes. Trata-se de ter bons hábitos, como dormir bem, organizar sua rotina, aproveitar o lazer. Mas, para que você dê o primeiro passo, procure descobrir dentre as inúmeras possibilidades de atividades físicas, as que mais lhe agradam, que lhe proporcionem prazer.
Tente incorporar o exercício, em pelo menos 5 dias da semana. No início, seu corpo vai querer desistir, sua cabeça vai preferir o ócio, afinal esse é o padrão de comportamento ao qual seu metabolismo está acostumado. Mas não desista!
Insista nos três primeiros meses, vá contra a sua própria vontade. Não importa se até mesmo com uma certa raiva, de mau humor. Aos poucos sua mente e seu corpo vão começar a ceder e até gostar do novo ritmo. E, por fim, ele passa a fazer parte de sua vida, torna-se um hábito. Nesse momento, você sabe que não vai parar mais de fazer atividade física!
? Assista ao vídeo para saber como deixar o sedentarismo para trás
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros