Berinjela: conheça os benefícios para seu coração

Saiba como a berinjela pode ser uma aliada contra as doenças do coração e colesterol ruim, e descubra também como incluir este alimento na sua dieta.

Por: Equipe Marcio Atalla


Berinjela: conheça os benefícios para seu coração

A berinjela é originária da Índia e chegou à Europa no século XIII, trazida pelos mouros que invadiram a  Península Ibérica e que já a consumiam há bastante tempo. Ela já era usada pelos antigos pelo sabor, suas qualidades nutritivas e terapêuticas contra doenças como artrite, reumatismo e problemas intestinais. Além disso, ela faz parte do hall de alimentos bons para o coração, sendo uma opção campeã para quem busca por hábitos alimentares saudáveis.

Para descobrir mais sobre os benefícios da berinjela e o porque desse alimentos ser um aliado contra as doenças do coração, continue lendo este artigo.

Quais são os nutrientes da berinjela?

A berinjela é extremamente rica em nutrientes como: vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, ferro, .potássio, zinco, magnésio, ácido fólico, ácido clorogênico, fibras e carboidratos Além de todos os benefícios que essa junção de nutrientes promove na nossa saúde alimentar, nos últimos anos, estudos científicos  têm comprovado uma outra boa ação da berinjela no organismol: ela ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Em algumas das pesquisas feitas, esta redução chegou à casa dos 80%.

Leia também: https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/colesterol-e-saude-2/

Amiga do coração, inimiga do colesterol: berinjela e seus benefícios

Toda esta gama  de componentes nutritivos, principalmente as fibras, trazem um efeito extremamente benéfico para o coração, ajudando a diminuir a quantidade do colesterol LDL,conhecido como o ‘’mau colesterol’’, responsável por ser um dos grandes fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, a quantidade de   ácido clorogênico na berinjela, atua como poderoso fator antioxidante, combatendo os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento das células, e aumentando o colesterol HDL, o ‘’bom colesterol’’.

O ferro e o ácido fólico também combatem a anemia. E as fibras e as baixas calorias ajudam na perda de peso, prevenindo doenças como o diabetes e o câncer.

A berinjela  possui na sua casca um pigmento natural chamado antocianina, que previne inflamações e possíveis danos nas artérias por onde circula o sangue. Assim, ajuda a limpar estes vasos sanguíneos,protegendo  o coração de possíveis doenças cardiovasculares.

Todos esses benefícios já seriam o suficiente para colocar esse vegetal no topo do ranking dos alimentos bons para o coração, mas calma! Essa lista ainda vai ficar maior. A berinjela também tem eficácia comprovada no combate à hipertensão, um dos maiores fatores de risco para enfermidades que ameaçam a saúde do coração e, por sua vez, evita ainda a formação de placas de gorduras nas artérias, impedindo que  o fluxo de sangue seja interrompido,uma das  causas fundamentais do infarto agudo do miocárdio.

Já o potássio presente nesse vegetal, atua fortalecendo os movimentos de contração e relaxamento do coração, ajudando  este órgão muscular a bombear mais de 70 mil litros de sangue diariamente, prevenindo inúmeras doenças do coração!

Não há dúvidas que os benefícios da berinjela são incríveis e, sabendo disso, resta apenas uma dúvida: como começar a consumir imediatamente? Veja a seguir. 

Como consumir? 

Embora seja um alimento do bem, é  importante ficar atento ao modo de consumir a berinjela. Primeiramente, é melhor evitar fritar a berinjela em óleo e também ter cuidado para não colocar excesso de sal. Melhor servir  cozida ou assada,em pratos que não levam muitos ingredientes gordurosos. Também é um ótimo ingrediente para estar presente em saladas.

Aprenda a fazer lasanha de beringela em: https://marcioatalla.com.br/nutricao/lasanha-de-berinjela/

Uma das formas mais tradicionais e conhecidas de consumo é o prato chamado de berinjela recheada, onde o vegetal é geralmente preparado assado com um recheio que pode ser de carne moída,frango desfiado,queijo e outras formas,dependendo da criatividade de quem estiver comandando a cozinha.

Já a farinha de berinjela é encontrada facilmente em supermercados,lojas de produtos naturais ou orgânicos e é uma ótima forma para o consumo deste vegetal. Você pode acrescentar uma  colher de sopa de farinha no arroz, feijão, omelete, caldos, sopas e etc.

Outra opção de consumo é fazer a chamada água de berinjela. Basta cortar o vegetal em fatias e cozinhar em água quente  por cerca de 15 minutos. Depois é preciso  coar a água, esperar esfriar um pouco e beber um copo antes das 3  principais refeições do dia. Para  cada berinjela, use meio litro de água filtrada. Caso resolva acrescentar suco de  limão,a água de berinjela potencializa suas propriedades antioxidantes. Assim,vai ajudar a gerar sensação de saciedade, desintoxicar o fígado, melhorar a digestão e acelerar o metabolismo. 

Descubra os mitos e verdades da água de berinjela: https://marcioatalla.com.br/nutricao/mito-ou-verdade-sobre-a-agua-de-berinjela/

E para nós, brasileiros ,uma boa notícia: essa planta  não se adapta muito bem às regiões  frias. Nos países de clima temperado,a  única época possível para o plantio é entre agosto e setembro. Mas em regiões quentes,como o Brasil, a berinjela pode ser cultivada e colhida durante  praticamente o ano inteiro. O que  permite encontrar e consumir mais facilmente por aqui,este alimento altamente nutritivo e tão benéfico para a saúde do coração.

 

Se interessa por esse tema? Leia também:

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS