Quando a criança pode começar a consumir açúcar?
E qual o limite recomendado para prevenir o risco da obesidade?
Por: Equipe Marcio Atalla
Esta é uma dúvida muito recorrente nas mães de primeira viagem: “Com quantos anos a criança pode começar a consumir açúcar?”. Segundo o Ministério da Saúde, crianças de até dois anos de idade não devem consumir nenhum tipo de alimento que contenha açúcar! Depois desta idade já fica difícil restringir o açúcar para os pequenos.
Os pais devem estar cientes de que o excesso do consumo não provoca apenas risco de obesidade, mas também acarreta no vício e dependência. Isso ocorre principalmente porque as pessoas apresentam perfis metabólicos diferenciados.
Então todo açúcar é ruim?
Não é por aí!
O açúcar está presente em todas as frutas e vegetais que parte da dieta infantil. Entretanto, é o açúcar livre que precisamos tomar cuidado. Ele está presente em bolos, massas, refrigerantes, doces e sucos de frutas concentrados. O excesso dele pode prejudicar a vida
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que há comprovação de que o consumo de açúcar livre, quando feito dentro dos limites (10% abaixo do consumo diário de energia) não só diminui o risco de sobrepeso, como também o risco da obesidade e de adquirir cáries. Sendo assim, se o consumo for abaixo de 5% (aproximadamente 25 gramas ou 6 colheres de chá) diário já haverá melhoria na saúde da população. Este dado se refere ao consumo diário por adultos!
Por isso, lembre-se de conferir sempre a porcentagem desse tipo de açúcar na alimentação do seu filho e garanta a sua saúde nesse período de crescimento!
VEJA TAMBÉM
Obesidade infantil: um problema muito sério que precisa ser contornado
Alimentação contra a diabetes infantil
“Enriquecido com vitaminas e minerais”: como incluir esses alimentos na dieta infantil