Como escolher um bom tênis de corrida?

Escolher um calçado adequado é super importante para os corredores. Conheça alguns critérios para te ajudar a encontrar seu par perfeito

Por: Equipe Marcio Atalla


Como escolher um bom tênis de corrida?

Um bom tênis de corrida é o principal aliado do corredor. É ele que vai absorver o impacto do exercício, mantendo a saúde das suas pernas e pés, e prevenir lesões.

“Hoje você tem tênis específicos para cada modalidade. Quem vai começar a correr, não vai usar um calçado para jogar tênis, que é duro e vai machucar o pé, não tem amortecimento para a corrida, e é muito mais pesado”, esclarece o educador físico Marcio Atalla. 

Nas lojas esportivas, há opções para todos os gostos e necessidades. Para você não se perder entre as inúmeras possibilidades, Atalla explica alguns critérios para ajudar a escolher o melhor tênis para o seu caso. 

Saiba como escolher um bom tênis de corrida

O primeiro critério a ser levado em consideração é que o tênis precisa ser confortável no pé. 

Há uma enorme variedade de marcas com produtos voltados para a prática esportiva, que empregam diferentes tecnologias, porém nem sempre aquele tênis mais moderninho ou estiloso vai servir para o seu caso. 

Por isso, tire um tempo para experimentar o calçado, caminhar com ele e ver como você se sente. Evite comprar o tênis pela internet sem prová-lo antes. 

Escolha, então, um modelo que se adeque ao formato do seu pé e que você se sinta seguro usando. 

Tênis corrida

Crédito foto: © Yaroslav Shuraev via Canva.com

Sistemas de amortecimento

Cada marca conta com diferentes sistemas de amortecimento, empregando tecnologias diversas, que são muito importantes para absorver o impacto gerado pelo contato frequente do pé com o chão. 

Alguns deles, como o de fibra de carbono da Nike, são utilizados por atletas profissionais. “Saiba que qualquer uma das grandes marcas tem um bom amortecimento. A escolha final dependerá da sua preferência”, diz Atalla. 

Por exemplo, alguns tênis para corrida possuem a sola mais fina, que dá a sensação de pé no chão, já outros possuem a sola mais grossa. Ambos são adequados. 

Tênis corrida

Crédito foto: © Yaroslav Shuraev via Canva.com

Distribuição do impacto

“Os tênis mais antigos tinham muitas molas atrás e a frente mais fina, concentrando o impacto em uma região só. Atualmente, os tênis distribuem o impacto em uma zona maior e não apenas em um ponto de pressão”, esclarece Atalla. 

Portanto, prefira os tênis com a sola uniforme, fina ou maior, àqueles mais altos na parte de trás e finos na frente. “Esses não recomendo mesmo, ao menos para a corrida, na qual acontece a repetição de impacto durante muito tempo seguido”, fala. 

Tipos de pisada

Algumas pessoas têm características de pisada (o que só pode ser confirmado em exames feitos por bons laboratórios) que requerem tipos especiais de tênis. Mas, para a maioria, um tênis neutro é suficiente para dar conta do recado. 

Caso você desconfie de algum desvio de pisada, Atalla aconselha analisar o desgaste da sola do tênis após utilizá-lo por cerca de 400, 500 quilômetros. 

  • Pisada supinada: chamada popularmente de “pisada para fora”. A pisada ocorre com o apoio da borda lateral do pé;
  • Pisada pronada: conhecida como “pisada para dentro”. Ela acontece quando a pessoa caminha utilizando a borda interna ou medial do pé. 
Tênis corrida

Crédito foto: © Artem Varnitsin via Canva.com

Tênis para corrida tem prazo de validade

Lembrando que a vida útil de um calçado para corrida é de 600 a 800 quilômetros. Após percorrer essa distância, sua capacidade absorção de impacto é reduzida significativamente.  

“O tênis de corrida é igual a um pneu de carro, tem uma hora que fica careca e é preciso trocar”, brinca Atalla.

Assista ao vídeo completo

Veja também

Costas merecem atenção na hora da corrida
Exercícios podem modificar nosso coração
É possível evitar a dor abdominal durante a corrida