Adoçantes aumentam nosso desejo por comida

Pesquisa aponta que os produtos estragam as dietas

Por: Equipe Marcio Atalla


Adoçantes aumentam nosso desejo por comida

Você faz uso de adoçantes com o objetivo de manter o peso sob controle? Recente estudo realizado pela Universidade de Sydney, na Austrália, garante que eles podem ter um efeito contrário nas dietas de emagrecimento. A razão estaria no fato do cérebro reconhecer o gosto adoçado dos alimentos, mas como sente falta das calorias que deveriam vir juntas com a sensação, junto com essa ausência vem a fome, levando-nos a querer mais comida.

Para realizar o estudo foram utilizadas moscas de frutas como cobaias. Os cientistas perceberam que, quando submetidas a uma dieta com alimentos adoçados artificialmente, as cobaias comiam até 30% a mais do que as outras moscas, no grupo de controle. O adoçante utilizado foi o sucralose, que é encontrado em diversos refrigerantes. Porém, o mesmo efeito deve ocorrer em outros produtos.

Segundo os autores do estudo, a explicação está nos mecanismos de recompensa do cérebro. Quando ingerimos calorias que são fontes de energia, a sensação de prazer é ativada como forma de recompensa. Com os adoçantes, o cérebro percebe a presença do doce, mas também a ausência de calorias. Ao invés de gerar prazer e saciedade, gera fome.

Adoçantes artificiais, segundo a pesquisa, também provocam insônia e problemas com desnutrição.

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS