Alimentos com cafeína promovem mais tolerância a dor

Chás, café, chocolate e energéticos aumentam o nível de resistência

Por: Equipe Marcio Atalla


Alimentos com cafeína promovem mais tolerância a dor

Um estudo, realizado com o objetivo de observar os efeitos diários da cafeína no combate à dor, foi realizado com o apoio da Universidade do Alabama, Estados Unidos e divulgado no Springer Link.

Participaram do estudo 62 voluntários com faixa etária entre 19 e 77 anos. Os participantes realizaram um monitoramento da quantidade de cafeína consumida por dia, durante uma semana, em bebidas como café, refrigerante, chá, chocolate e energéticas. Após esse período, os voluntários compareceram ao laboratório para serem testados sobre a tolerância para situações e calor e pressão dolorosa.

A conclusão foi que quem consumiu mais cafeína apresentou tolerância mais elevada ao calor e ao limiar da dor.

Outra vantagem do consumo de cafeína é que a substância tem efeito rápido no organismo. Segundo o American Academy of Sleep Medicine, em 30 a 60 minutos ela alcança seu pico na corrente sanguínea.

A cafeína, como já é conhecido, é muito usada em medicamentos no combate a dor. Já na alimentação, é usada para combater a fadiga e quando é preciso, para ficar mais alerta. Se houver excessos, a substância pode causar ansiedade e distúrbios do sono. Embora não provoque dependência, costuma causar abstinência em quem restringe o consumo, provocando dor de cabeça e sensação de irritabilidade.

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS