Dieta sem glúten é arriscada para crianças

A ausência pode gerar deficiência nutricional

Por: Equipe Marcio Atalla


Dieta sem glúten é arriscada para crianças

O registro do aumento da doença celíaca, caracterizada por intolerância ao glúten, vem crescendo no mundo. Talvez em função dos atuais métodos de detecção do problema. Isso refletiu no crescimento da indústria dos alimentos sem glúten. Só nos Estados Unidos o crescimento entre os anos de 2013 e 2015 ficou em 136%.

Muitos pais hoje estão cortando o glúten da dieta dos filhos para prevenir a doença celíaca, ou fazê-los emagrecer de forma saudável. Isso sem indicação ou acompanhamento do pediatra ou de um médico nutricionista.

Ano passado foi realizado nos Estados Unidos um estudo em que participaram 1.500 americanos, que revelaram que deixaram de consumir glúten sem um motivo especial. O problema é a desinformação sobre esse tipo de dieta e os riscos que pode causar. A dieta sem glúten não é a mais saudável. Inclusive possui desvantagens.

Ela pode aumentar a ingestão de gorduras e calorias, causar deficiências nutricionais ou até mascarar diagnóstico de doença celíaca. Sem diagnóstico comprovado de doença celíaca, a dieta sem glúten pode trazer mais riscos que benefícios. A dieta sem glúten não é a mais saudável. Inclusive possui desvantagens.

Ela pode aumentar a ingestão de gorduras e calorias, causar deficiências nutricionais ou até mascarar diagnóstico de doença celíaca. Sem diagnóstico comprovado de doença celíaca, a dieta sem glúten pode trazer mais riscos que benefícios para crianças e adolescentes.

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS