Alimentos saudáveis são permitidos à noite

Saciam a fome noturna e podem ajudar a emagrecer

Por: Equipe Marcio Atalla


Alimentos saudáveis são permitidos à noite

Você segue bem a dieta o dia inteiro, mas quando chega à noite, sucumbe à tentação. É acometido por aquele sentimento de que tem direito a uma compensação por ter feito tudo direitinho. É justamente esse pensamento que nos leva a sabotar a dieta. Só que essa fominha noturna pode até nos ajudar, isso se soubermos fazer escolhas inteligentes na hora da denominada fome noturna.

Geralmente o que comemos à noite quando saímos para jantar fora, na balada ou as guloseimas que saboreamos diante do programa de TV favorito não é o que podemos chamar de refeições saudáveis.

A Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, realizou um estudo sobre o tema, fornecendo a 11 universitários ativos do sexo masculino shakes de 150 calorias meia hora antes de dormirem. As bebidas continham 30 gramas de carboidratos, 30 gramas de proteína de soro de leite e 30 gramas de proteína de caseína, sendo que proteínas de soro de leite são de digestão rápida e de caseína são de digestão lenta. A outro grupo foi fornecido uma bebida não calórica, simulando a sensação de fome ao ir para a cama. Na manhã seguinte foi constatado pelos pesquisadores que o grupo que tomou os shakes apresentou metabolismo mais rápido do que os que haviam tomado a bebida não calórica.

O mesmo teste foi realizado em 37 mulheres sedentárias e obesas pelo período de quatro semanas, orientando a prática de dois dias semanais de exercícios de força e um dia de exercícios cardiovasculares. Ao fim do experimento as mulheres apresentaram pequenos aumentos de massa muscular e uma diminuição da gordura corporal. Ainda um detalhe, mulheres que tomaram shakes de caseína relataram que sentiram menos fome de manhã do que as tomaram shakes de soro de leite ou carboidratos.

A caseína é uma proteína encontrada no leite, iogurte grego ou queijo cottage. Ela é lentamente absorvida pelo organismo, o processo leva até oito horas. A caseína é melhor aproveitada se consumida sem açúcar ou carboidratos. À noite, ao invés do sorvete diante da televisão, opte pelo iogurte grego. Queijos magros, leite, maça, mamão e uva, castanha e amendoim e peixes como sardinha e salmão são outras opções de alimentos bons para serem consumidos à noite.

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS