Cientistas inventam simulador do sabor do sal

Garfo simula o sabor por meio de estimulo elétrico

Por: Equipe Marcio Atalla


Cientistas inventam simulador do sabor do sal

Uma ideia vinda diretamente do Japão, mais precisamente da Universidade de Tóquio, promete ser uma grande alternativa para os hipertensos que precisam eliminar ou reduzir o sal da alimentação. Os pesquisadores japoneses desenvolveram um protótipo de garfo que utiliza a estimulação elétrica para simular o gosto do sal. O acessório é movido à bateria e possui um cabo condutivo que estimula as papilas gustativas quando o talher toca na língua.

Além da sensação de sal, o protótipo de garfo, que possui níveis ajustáveis de estimulo, também promove a sensação de azedo. Por incrível que pareça, o custo do projeto é muito baixo, apenas US$ 18,00, valor dos componentes eletrônicos.

Quando essa invenção será comercializada ainda não se sabe. Se a venda ocorrer o garfo precisará de ajustes, pois a medida que é muito usado, ele proporciona um gosto metálico.

Agora, não adianta gordinhos sonharem com uma versão do garfo simulador de sabores doces. Será difícil ser criada. Segundo os cientistas, simular tal proeza é quase impossível. Quem deseja emagrecer deve buscar mesmo uma dieta saudável, com pouco açúcar e gordura. Por falar em cuidado, enquanto os cientistas decidem se o garfo simulador do sabor de sal vai ou não chegar ao mercado, hipertensos não devem descuidar do cuidado com ele.

Além da hipertensão, o sal em excesso pode causar cálculos renais, agravar o processo de envelhecimento e a osteoporose.

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS