Quem precisa emagrecer deve consumir alcachofra
Além de poucas calorias colabora com a digestão
Por: Equipe Marcio Atalla
De baixo teor calórico (em média 50cal por 100g), fácil digestão e cheia de vitaminas, a alcachofra é muito indicada como ingrediente das dietas de emagrecimento.
A substância cinarina, que é encontrada nas sementes e folhas verdes da alcachofra, estimula a produção de sais biliares pelo fígado, auxiliando no processo digestivo e melhorando a função hepática. Estudos descobriram que a alcachofra pode, inclusive, regenerar o tecido do fígado.
Alcachofra também é rica em antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce e previnem doenças cardiovasculares, câncer e doenças degenerativas.
O alimento possui riqueza de fibras, que auxiliam na manutenção da saúde da flora bacteriana, auxiliando o funcionamento do intestino, controlando o colesterol e a glicose. As fibras são lentas para serem eliminadas e por permanecerem mais tempo no estômago, ajudam a manter a sensação de saciedade.
Muitos preferem o coração da alcachofra, mas as folhas não devem ser desprezadas, pois possuem muitos benefícios. Até o caule pode ser consumido.
Estudos realizados com o extrato da folha da Alcachofra descobriram que ela induz a morte celular e reduz a proliferação de células em muitos tipos de câncer, entre eles o de próstata e leucemia. Alcachofra também ajuda na redução do câncer de mama.