Na hora de dormir, atenção ao que vai comer

A alimentação influencia a qualidade do sono

Por: Equipe Marcio Atalla


Na hora de dormir, atenção ao que vai comer

A relação entre o que comemos e como dormimos foi tema do 3º Congresso Europeu de Nutrição Funcional, que aconteceu no início do mês de outubro, em Lisboa, Portugal. Presente ao congresso, o nutricionista e especialista brasileiro em nutrição desportiva, Marcelo Carvalho, que explicou que o começo do sono está relacionado ao ciclo circadiano.

Segundo ele, “a ausência da luminosidade desencadeia uma série de reações bioquímicas responsáveis por produzir neurotransmissores e hormonais relacionados com o sono”. Tais reações bioquímicas são provocadas pelos alimentos que consumimos e nem tudo que comemos nos aproxima de uma noite tranquila. Beber café, chás que contem cafeína como o verde e o preto, refrigerantes, temperos fortes que levam pimenta, doces e até chocolate, possuem em sua composição hidratos de carbono – a exemplo dos refinados – que são excitantes e estimulantes da digestão.

Em entrevista ao site Destak, o especialista recomenta a ingestão de cinco alimentos que não devem faltar à noite: alface, banana, cerejas, abacaxi, laranja e abacate.

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS