Vida e Saúde

Reduza a dor nas pernas após corridas ou caminhadas

Para quem tirou o treino de corrida da gaveta e quer voltar com tudo à prática, alguns alertas e estratégias podem reduzir as dores e minimizar as lesões

Você já deve ter ouvido falar que no inverno o nosso metabolismo fica mais acelerado. E muitas pessoas usam isso ao seu favor, tirando o treino aeróbico da gaveta para se esquentar e praticar exercícios como corridas ou caminhadas. Mas é igualmente comum, ainda mais depois de estar parado por um bom tempo, sentir dores.

Nesse caso, quando nenhuma lesão é encontrada, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o retorno venoso e diminuir o cansaço, inchaço e fadiga nas pernas – principalmente em pacientes com insuficiência venosa (problema de varizes).

Crédito foto: ©Jacob Lund via Canva.com

Como evitar dores após corridas ou caminhadas

Fique de olho na intensidade

Quem está voltando a praticar atividade física agora deve ficar atento à intensidade com que está correndo. O ideal é seguir um plano gradual, de acordo com a orientação do seu professor ou personal.

Começar a correr em uma intensidade muito alta pode facilitar o aparecimento de lesões, câimbras e dores.

Tome banho gelado

O banho gelado é indicado aos corredores pela ação preventiva anti-inflamatória. Isso ativa circulação, promovendo vasoconstrição, e diminui a velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas.

Meias esportivas de compressão são aliadas

Elas são coloridas e dão um toque “fashion” aos atletas, mas possuem uma lista funcional de inúmeros benefícios. A meia elástica esportiva tem compressão graduada que pode variar de 15-23 mmHg até 20-30 mmHg, dependendo do fabricante, e é capaz de:

• Melhorar o retorno venoso;

• Manter a musculatura aquecida;

• Reduzir a fadiga muscular;

• Acelerar a recuperação;

• Diminuir a incidência de câimbras e dores na panturrilha.

Há uma ação imediata e pós-atividade física: à medida que oferece maior conforto no momento da atividade física, a meia esportiva pode colaborar para um melhor rendimento. Então, pacientes que realmente exigem mais do exercício, procurando melhorar tempo e resistência, acabam tendo bons resultados.

?Marcio Atalla tira outras dúvidas sobre dores

Benefícios das meias de compressão

Por conta da melhora do retorno venoso, com aumento do fluxo sanguíneo na região das pernas, existe uma diminuição nos biomarcadores musculares durante e após a atividade física. O uso da meia diminui os produtos de degradação, os ácidos lático e pirúvico, que estão ligados àquela dor muscular do dia seguinte (ou 48 horas depois) de uma corrida, por exemplo.

Crédito foto: © Aneduard via Canva.com

No caso da meia, acelerando a circulação, ela diminui a concentração desses ácidos. A recuperação no dia seguinte é muito melhor, porque terá menos ácido para o corpo “limpar”. Apesar dos multibenefícios, é importante sempre ficar atento às especificações da meia, tirar medidas adequadas para que a meia tenha um ajuste perfeito nas pernas e consultar um cirurgião vascular.

Fotobiomodulação para evitar dores após corridas ou caminhadas

Estudos indicam que as luzes vermelha e infravermelha são altamente eficazes para preparação muscular pré-exercício e também como recuperação pós-exercício. A tecnologia vem sendo usada, inclusive, por equipes profissionais de vôlei, basquete e futebol.

Quando ocorre a interação da luz com os tecidos, existe um efeito anti-inflamatório, regenerativo e analgésico. Por isso, essa tecnologia é tão interessante para atletas profissionais e amadores, podendo melhorar sua recuperação. 20 minutos de uso após o exercício já dá o efeito.

FONTE: Dra. Aline Lamaita, angiologista e cirurgiã vascular.

Veja também
Dores após o inicio da atividade física são comuns
Para quem corre, melhor alongar antes ou depois?
Caminhada acelerada emagrece mais que academia

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

5 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

5 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

2 semanas ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

3 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

3 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

3 semanas ago