O hábito previne o risco de diabetes
Um novo estudo, realizado pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, ressalta os benefícios da caminhada. Depois de analisar 70 adultos com peso corporal considerado normal, a pesquisa concluiu que a atividade, mesmo quando realizada por um curto período de tempo, também traz benefícios à saúde.
Os participantes que caminhavam um minuto e quarenta segundos a cada meia hora tinham níveis menores de glicose e insulina no sangue do que os que caminhavam 30 minutos por dia. Como se sabe os níveis altos de insulina e glicose no sangue podem provocar risco de diabetes tipo 2.
Inicialmente, os integrantes receberam a orientação de permanecer sentados por 9 horas diárias, levantando-se a cada meia hora para caminhar por um minuto e quarenta segundos. Numa segunda fase do experimento, os participantes foram orientados a complementar a rotina com meia hora de caminhada. As refeições oferecidas foram as mesmas para todos. No final do estudo ficou provado que as caminhadas curtas a cada meia hora foram mais eficientes que as caminhadas de meia hora na manutenção da glicose e insulina.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros