Categories: Vida e Saúde

Embutidos precisam ser cortados do cardápio de quem sofre de gota

Bebidas alcoólicas, peixes como sardinha, cavala e arenque devem ser evitados

Quem tem gota precisa reduzir o teor de ácido úrico no organismo. Isso é possível evitando alimentos embutidos, vísceras e cerveja.

Quando ocorre um aumento dos níveis sanguíneos, a denominada hiperuricemia, pode haver um acúmulo nas articulações como dedão do pé, tornozelo, calcanhar e joelho, causando inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura da pele nessas regiões, a chamada gota. Ela é mais comum nos homens, mas pode ocorrer em mulheres.

O ácido úrico pode subir no sangue porque algumas pessoas não conseguem eliminá-lo através da urina. Bebidas alcoólicas também podem ajudar a produzir um acúmulo de ácido úrico, assim como obesidade, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças renais crônicas e uso de diuréticos.

Além dos alimentos acima, ovas de peixe, molhos à base de carne, peixes como sardinha, anchova, cavala, arenque e manjuba devem ser evitados, assim como mexilhões.

A carne vermelha possui níveis altos de purina, substância que se decompõe no organismo como ácido úrico. A purina também se encontra presente presente nas carnes de peru e ganso. As opções recomendadas são carne de frango e pato.

Outros alimentos que contem purina são couve-flor, espinafre, couve-flor. Fígado, rins, moela, enfim, todos os órgãos de animais devem ser retirados do cardápio de quem sofre de gota.

Share

Recent Posts

Folia saudável

Veja dicas para viajar bem, enfrentar o calor e a ressaca no Carnaval

3 dias ago

Caneta na boca!

O uso das canetas emagrecedoras pode afetar a saúde oral

3 dias ago

Grávida precisa comer por dois?

Saiba se a gestante tem mesmo que dobrar o consumo calórico

6 dias ago

Bicicleta e joelho: combinação perfeita!

Pedalar fortalece as articulações e combate a artrose

2 semanas ago

6 dicas para uma vida longa

Saiba como viver mais com maior qualidade de vida

2 semanas ago

Fique com a pele saudável

Calor, suor e até o sol podem causar doenças de pele

3 semanas ago