Vida e Saúde

Cuidado após o tratamento do câncer são tão importantes quanto a prevenção

Tema marca a campanha de conscientização da doença no ano de 2019.

Enquanto a cura do câncer não chega, as atitudes dos pacientes em relação a doença podem fazer toda a diferença. Esse, inclusive, foi o tema apresentado na campanha deste ano no Dia Mundial do Câncer, que acontece u em 4 de fevereiro.

Com o tema "Eu Sou e Eu Vou" o Dia Mundial do Câncer 2019 sugeriu aos pacientes uma reflexão sobre a maneira como suas atitudes pessoais impactam as lutas contra a doença. O objetivo e estimular mudanças na forma de lidar com o câncer e levar o paciente a não descuidar do tratamento.

No lançamento da campanha, a chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Liz Almeida, falou sobre a expectiva gerada é que todos possam de alguma maneira contribuir na prevenção e tratamento do câncer.

“O objetivo é que as próprias pessoas possam fazer sua parte nessa luta pela redução de mortes por câncer. Muitas pessoas acreditam que se trata de uma situação que está longe da sua realidade, que acontece somente com desconhecidos e que nunca serão acometidos pela doença”, alerta.

Não basta apenas a preocupação com a prevenção, mas o acompanhamento que deve ser realizado ao fim do tratamento. Tanto que, para lidar melhor com essa fase, foi realizado um estudo: “Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina: o caso do Brasil” O objetivo foi entender as experiências e identificar as necessidades de sobreviventes de quatro tipos de câncer: mama, colo do útero, próstata e leucemia linfoblástica aguda. E criar políticas públicas de atendimento aos pacientes, após o encerramento do tratamento.

Quem desejar se aprofundar mais sobre o tema do estudo, o mesmo estará em breve disponível no portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

7 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago