Categories: Nutrição

Novo estudo diz que não precisa cortar gorduras para emagrecer

Pesquisa americana diz que a redução não possui tanta eficácia

Um novo estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e pela American Diabetes Association e publicado na revista “Lancet Diabetes and Endocrinology”, que compara 53 estudos de longo prazo realizados desde 1960 sobre dieta e que contou com a participação de 68.000 pessoas, derruba a tese de que se devem cortar gorduras para emagrecer.

Segundo a nova análise, dietas baseadas em baixa gordura não alcançam tanta eficácia quanto à dieta mediterrânea ou as que reduzem os carboidratos. O estudo também questionou a eficácia de dietas de longa duração.

A gordura dos alimentos tem sido relacionada à doença cardíaca e ao aumento da obesidade. Isso levou a uma verdadeira febre de consumo de produtos sem gorduras, que vão desde a um simples iogurte até uma refeição pronta. Só que o açúcar, o atual vilão da obesidade no mundo, foi bastante utilizado no processo de fabricação desses produtos, com o objetivo de promover uma melhora no sabor e torná-lo mais atraente para o consumidor.

A autora do estudo, a Dra. Deirdre Tobias, do Brigham and Women´s Hospital e da escola de medicina de Harvard, em Boston, declarou não existir evidências para que dietas de baixa gordura sejam recomendadas para quem precisa emagrecer. A tese é que, reduzindo a gordura, que possui o dobro das calorias por grama de carboidratos e proteínas, ocorrerá uma natural perda de peso. Mas, segundo o estudo, acontece justamente o contrário.

Isso poderia justificar o sucesso das dietas das proteínas, que permitem o consumo liberado de gorduras. Desde que elas não tenham longa duração, ou seja, não excedam o período de um ano. Geralmente, após seis meses, ocorre o chamado efeito platô, onde a pessoa para de perder peso, mesmo fazendo a dieta e chegam até a recuperá-lo, caso ocorra um abandono dos hábitos saudáveis. Novos estudos serão necessários para ajudar as pessoas a perder peso a longo prazo.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

7 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago