Categories: Nutrição

Alimentos já contam com novos rótulos

Consumidor agora pode ter acesso à composição dos produtos

Você já reparou que os rótulos dos alimentos estão diferentes? Recentemente, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indústria alimentícia precisa declarar no rótulo de seus produtos a presença dos principais componentes que podem vir a causar alergia alimentar nos consumidores. Nomeada de Resolução 26/2015, ela veio aprimorar os rótulos dos alimentos.

Os médicos já vinham denunciando a falta de informações sobre frações de alimentos que estariam contidos nos produtos, com pouca acessibilidade ou escrito em etiquetas ilegíveis. A atual norma dá destaque a esses rótulos, que passaram a ter fundo branco ou amarelo com letras pretas e grandes, ao contrário do fundo azul e inscrições brilhantes que dificultavam e muito a leitura.

Com certeza você já deve ter lido que um produto continha albumina. Mas você tinha conhecimento que albumina significa clara de ovo? E que caseína significa leite? Agora essas informações constam nos rótulos ajudando o consumidor, principalmente aqueles que possuem alergia a algum alimento, mal que aflige cerca de 10 milhões de brasileiros, equivalendo a 5% da população. As crianças serão as mais beneficiadas com as novas normas, pois segundo estimativas, cerca de 6% a 8% delas são alérgicas, um percentual maior do que os adultos. E como na infância o sistema imunológico ainda não é amadurecido, tais alergias podem causar problemas no desenvolvimento, comprometendo o crescimento a partir de 3 ou 4 anos de idade.

Share

Recent Posts

Pedalar previne a artrose

Estudo revela que andar de bicicleta pode proteger os joelhos contra a artrose

3 dias ago

Mistura explosiva

Sarcopenia e obesidade juntas são uma bomba relógio para os idosos

3 dias ago

5 sinais de depressão nas crianças

Conheça alguns dos principais sintomas de depressão na infância

3 dias ago

Tenha uma gestação tranquila!

Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez

2 semanas ago

Tontura? Pode ser a menopausa…

Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa

2 semanas ago

9 dicas para começar a treinar

Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo

2 semanas ago