Nutrição

Beber água é fundamental para o funcionamento do organismo

Ingestão de ágao longo do dia é recomendada por todos os profissionais de saúde

A maior consequência da ausência de água no organismo é a desidratação, isto é, a falta de água. Ela pode afetar gravemente a consciência, causando confusão mental, provocar fraqueza, taquicardia e hipertensão. Nosso corpo é composto de 72% de água. Quando sentimos sede é um sinal de que nosso corpo começa a ficar desidratado.

A quantidade diária recomendada é a de 2 litros por dia. Essa é justamente a quantidade de água que perdemos ao longo de 24 horas, por meio da transpiração, urina, respiração e demais atividades que mantêm as funções vitais.

Como o corpo humano não possui capacidade de armazenar água, ela precisa ser reposta, de forma a manter as funções básicas e a saúde do organismo.

Foto: Sewcream/ Shutterstock

Não vale a pena para o organismo trocar a água por refrigerantes, chás e sucos industrializados

Água é única bebida capaz de matar a sede do organismo de verdade. É a bebida mais hidratante, mais barata e mais saudável que temos disponível. Substitui-la por refrigerantes, sucos ou chás industrializados no intuito de ter o mesmo beneficio da água, não funciona. Substituir a água por sucos e chás naturais, seria melhor, mas não se deve abrir mão da água pura, que é indispensável para a preservação de nossa vida.

E quem não têm o hábito de beber água constantemente? Como proceder? A nutricionista Laís Monteiro deu preciosas dicas para o site Saúde Brasil, do Ministério da Saúde, que podem ajudar muito a aumentar o consumo:

• Temperar a bebida com limão, hortelã, canela em pau, gengibre e/ou abacaxi;

• Passar a andar com uma garrafinha d’água;

• Ingerir mais frutas e legumes;

• Beber um copo de água antes das refeições.

Existe uma quantidade ideal a ser ingerida diariamente?

Isto depende de fatores como idade, peso, se a pessoa realiza atividade física, clima do local onde reside. Geralmente, o ideal é ingerir 2 litros de água por dia, mas atletas podem ter necessidade de ingerir o dobro.

Sempre que surgir a necessidade de água, que é sinalizada pela sede, representa um sinal que o organismo está necessitando de hidratação.

Foto: SedovaY/ Shutterstock

Água antes das refeições auxilia na perda de peso, dizem cientistas

Como a dúvida sobre se o consumo de água antes das refeições engorda ou não ainda permanece, um grupo de pesquisadores resolveu provar que a bebida pode ser uma ferramenta de apoio a pessoas com sobrepeso que precisam perder quilos em excesso. A pesquisa foi divulgada recentemente no periódico médico “Obesidade”.

Para por fim à dúvida, os cientistas uniram um grupo de participantes com sobrepeso e obesidade. O grupo foi dividido em dois e durante 12 semanas foram submetidos a uma dieta de baixa caloria (1200 calorias para mulheres e 1500 para homens), sendo que um dos grupos bebeu mais água. A quantidade foi de 500 ml (dois copos) antes das três principais refeições diárias.

Ao final das 12 semanas os participantes perderam de 5kg a 8kg, mas os que beberam mais água eliminaram 2kg a mais do que os demais. A quantidade da bebida consumida levou os participantes ingerirem uma média menor de calorias, cerca de 40, do que os que não beberam água.

Pesquisas anteriores já haviam comprovado que pessoas que bebem mais água ingerem cerca de 200 calorias a menos ao longo do dia. Ela também apontaram que ingerir água entre as refeições aumenta a sensação de saciedade, o que nos leva a comer menos.

Á água é essencial para uma vida saudável. A recomendação é ingerir por dia cerca de 2,5 litros por dia, obtidos através de sucos, frutas e água potável.

Marcio Atalla fala sobre a importância de consumir água para o organismo

Veja também
Uso de suplementos é perigoso para adolescentes
Insônia pode estar ligada a alimentação
Veja como fazer uma deliciosa torta de banana

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

2 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

5 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

2 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

2 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago