Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui
Crédito foto: © spukkato via Canva.com
Tenho 4 hérnias de disco: 2 na coluna cervical e 2 na lombar. Meu marido corre 10km e diz que eu deveria começar a correr devagar. O meu ortopedista disse que eu nunca poderia correr na vida. Eu tenho 40 anos, 85kg, faço musculação e caminhada, mas acho que com a corrida eu poderia perder mais peso. O que você me diz? Eu vejo tanta gente que fala que tem hérnia e corre.
Rosangela Vasconcelos – Brasília, DF
De fato há muitas pessoas que tem hérnia de disco e correm. Aliás, muitas pessoas nem sabem que tem esse tipo de hérnia e levam uma vida normal.
Crédito foto: © spukkato via Canva.com
Com certeza cada caso deve ser estudado de forma individual, e seu médico deve ter avaliado o seu como uma hérnia bastante importante, afinal são 4 hérnias, e que não deve aguentar o impacto da corrida, principalmente por estar com sobrepeso.
Há muitas outras formas de melhorar seu gasto calórico e ajudar no seu emagrecimento. Você poderia pedalar, fazer natação, hidroginástica, usar aparelhos como trasnport, caso seja frequentadora de academia.
E, sobretudo, não pare a musculação nunca! A atividade fortalece o tronco (abdominal, costas) e os membros inferiores, e protegerá sua coluna de futuras crises nessas hérnias de disco.
Praticar pilates pode prevenir e diminuir as dores nos joelhos
Consumir chocolate amargo pode melhorar a atividade cerebral
Alimentação e exercício físico ajudam a combater a pressão alta