Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui
Crédito foto: © Izf via Canva.com
Gostaria de saber como deve ser o treino de pular corda. Quanto tempo pulando? Devo fazer intervalos? Quantas vezes ao dia? Obrigada.
Karla Barreira – Rio de Janeiro, RJ
Pular corda é um ótimo exercício aeróbico, que pode ser feito mesmo em pequenos espaços ou durante viagens, além de não precisar de nada além de uma corda e disposição.
Antes de começar, lembre-se de calçar tênis. Não é correto fazer esse tipo de exercício descalço. No início, pular corda é muito exaustivo. Com um minuto, o cansaço já é enorme. Mas aos poucos, vai-se evoluindo e é possível pular por vários minutos sem parar. No entanto, a corda pode ser usada de várias maneiras.
Crédito foto: © Izf via Canva.com
Ela pode fazer parte de um treino de circuito, por exemplo. Mescle exercícios de força, abdominais, de braços e pernas, com alguns minutos de corda. Cada minuto pulado pode ser seguido por 30 segundos descanso.
Ou pode ser um exercício mais longo, sem interrupções, aumentando progressivamente. Não precisa encanar, no começo é difícil mesmo. Comece devagar e logo você conseguirá praticar a atividade por períodos mais longos.
Porém, apesar de ser um exercício excelente, ele tem altíssimo impacto. Por isso, não convém fazer todos os dias, mas sim alternar com outras modalidades, principalmente para os iniciantes.
Mas é preciso ter em mente que, para colher os benefícios da atividade física, é preciso ter regularidade!
? Marcio Atalla fala sobre pular corda. Assista ao vídeo
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval