Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui
Imagem: pathdoc/Shutterstock
Sabemos que não dá para comer todos os dias, mas é preciso cortar do cardápio?
Luiza Moreira
Sim, é possível emagrecer comendo de tudo. Mas é impossível emagrecer e permanecer magro, se não emagrecermos a cabeça também.
Você mesma já respondeu à sua pergunta quando disse “não dá pra comer todos os dias”. É isso. De vez em quando, não há problemas. Digamos que, se em 30 dias do mês, você “deslizar” e cometer algum tipo de excesso em 5 ou 6 dias, isso não vai afetar no seu processo de emagrecimento.
Seu corpo entende que foi um ponto fora da curva e trabalha para voltar ao seu equilíbrio habitual. Mas se você começa a cometer pequenos deslizes e, quando percebe. dos 30 dias em apenas em 5 ou 6 você realmente se preocupou com o que comeu, então, a exceção virou regra. E seu plano de baixar os ponteiros da balança não vai funcionar.
Imagem: pathdoc/Shutterstock
Eu proponho o seguinte: que tal focar nas coisas importantes que você deve comer, pensando em sua saúde, em vez de ficar sonhando com coisas que deverá evitar? Pense em quanto é gostoso comer uma melancia bem docinha, um legume bem temperado, um pão integral bem macio.
As opções saudáveis podem (e são!) deliciosas também. Na hora de se servir, pense em nutrir o corpo, saciando o apetite. Arroz com feijão, carnes magras, legumes, verduras. Não é tão difícil assim.
Quando der aquela fome à tarde, antes de procurar o pão de queijo ou o salgado de presunto, coma uma fruta ou um iogurte. Aos poucos, você vai alterar seu paladar, até que finalmente o milagre acontece: os alimentos ricos em gorduras ou açúcar começam a “cair mal”, a “pesar” no estômago, por vezes causam até enjoo.
Mude sua cabeça, que o corpo acompanha.
👉 Marcio Atalla fala sobre equilíbrio na alimentação
Alimentos hiperpalatáveis: entenda por que é tão difícil parar de comer alguns alimentos
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval