A respiração é ótima ferramenta para obter melhores resultado no treino físico. Saiba como utilizá-la para melhorar a atividade física
Repare que ao nos prepararmos para um esforço intenso, como no treino físico, instintivamente inspiramos e prendemos a respiração, que nada mais é que a exalação forçada contra a glote fechada, ocorrendo como um reflexo inconsciente de nosso corpo diante da superação de sobrecargas altas.
Ao recomendarmos procedimentos para a respiração durante atividades físicas se pode fazê-lo com base em dois parâmetros: o equilíbrio anatômico e o equilíbrio biomecânico.
Quando levamos em conta o equilíbrio anatômico, como em movimentos em pé que envolvem flexão do tronco, recomenda-se que a expiração seja feita com a aproximação entre tronco e coxa.
Porém, no treino que exige que altas taxas de força, a respiração deve seguir o equilíbrio biomecânico, com a expiração sendo executada durante a fase forçada do movimento (geralmente a fase concêntrica).
Portanto, a recomendação geral na musculação é: inspirar na fase excêntrica e expirar na concêntrica, só fechando a glote quando for inevitável e não houver complicações cardiovasculares.
Esta dica serve também para melhorar seu rendimento no exercício, pois sabemos que a fase onde temos maior dificuldade neuromuscular em executar o movimento é a concêntrica, então utilize a expiração .
Já a fase excêntrica proporciona relativa facilidade, e pode ser aproveitada para inspirar e estabilizar novamente sua respiração.
? Marcio Atalla explica como a respiração durante o treino pode ajudar a controlar a ansiedade
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros