A massa muscular é afetada por alimentação restritiva e pobre em proteínas
Depois de muito esforço, dieta e atividade física você conseguiu perder aqueles quilos a mais que tanto te incomodavam. Mas, em vez da felicidade pela conquista, veio a frustração. Algumas áreas do corpo foram acometidas pela flacidez, as varizes apareceram… e você não entende o que aconteceu.
“Para emagrecer, algumas pessoas começam a fazer dietas um pouco mais restritivas e atividade física. Mas elas perdem não apenas a gordura, mas também a massa muscular. É aí que aparece a flacidez“, explica Marcio Atalla.
Quando uma pessoa pretende iniciar uma dieta de perda de peso, não basta sair cortando alguns tipos ou grupos de alimentos sem qualquer orientação. As dietas mais restritivas até podem fazer com que os quilos sejam eliminados de maneira relativamente rápida, mas a médio e longo prazo isso pode trazer prejuízos à saúde. Dentre eles, a hipovitaminose e outras deficiências nutricionais.
Além disso, quanto mais restritiva a alimentação for, mais difícil – e sofrido – será manter essa estratégia de emagrecimento. Como resultado, a pessoa pode desenvolver transtornos alimentares ou acabar ganhando ainda mais peso uma vez abandonada a dieta.
“É preciso consultar um nutricionista, que irá determinar a quantidade de proteínas e dos outros nutrientes necessária, independentemente do tipo de dieta adotada. A proteína é fundamental para manter a massa muscular”, orienta o educador físico.
A perda acentuada de peso não leva consigo apenas a gordura corporal, mas massa muscular pode ser igualmente perdida no processo, causando flacidez em algumas partes do corpo. O que não é interessante para a saúde nem esteticamente.
Nesses casos, a combinação de exercícios de força e aeróbicos é indicada para manter a massa magra e eliminar a gordura acumulada.
“A musculação tem que fazer parte do plano de emagrecimento, pois é ela que irá garantir a manutenção da massa magra. Já os exercícios aeróbicos moderados, entre outros benefícios, realizam a queima de gordura e melhoram a circulação, evitando o aparecimento de varizes”, aconselha Atalla.
• Inclua proteínas nas refeições, cerca de 0,75 gramas diários para cada quilo do seu peso. Lembrando que proteína não é sinônimo de carne. O nutriente também está presente nos ovos, laticínios e vegetais, como grão-de-bico e feijão, e existem opções de suplementos para quem não consome produtos de origem animal.
Porém, não corte completamente os carboidratos. São eles que irão fornecer energia para a prática de exercícios. Mas prefira os complexos, que liberam energia aos poucos.
• Foque nos treinos de força. A musculação é o principal deles, mas toda atividade que coloca resistência ao movimento ajuda a fortalecer a musculatura do corpo. O pilates é uma ótima opção para enrijecer os músculos do core.
• Atividades aeróbicas irão acelerar a perda de gordura e deixar o corpo mais “sequinho”.
? Atalla ensina como evitar flacidez após os 40
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros