Num mundo marcado por constantes mudanças, incertezas e desafios, a busca por mais qualidade de vida se torna um objetivo para grande parte das pessoas.
E nesse contexto o conceito de mindset positivo aparece como um caminho para a busca do bem-estar:
.Físico
.Emocional
.Social
Mas o que realmente significa ter um mindset positivo e como essa mentalidade pode impactar positivamente na qualidade de vida? Para saber, siga lendo esta matéria!
O termo “mindset” refere-se à atitude mental ou disposição que predetermina as respostas e interpretações de uma pessoa diante das diversas situações da vida. Um mindset positivo, portanto, é caracterizado por uma inclinação para:
.O otimismo
.A resiliência
.A busca por soluções
A importância de ter esse tipo de atitude diante das adversidades, tem sido cada vez mais reconhecida e respaldada por estudos científicos em psicologia positiva, neurociência e medicina comportamental.
Mas é importante frisar que adotar um mindset positivo não significa ignorar os problemas ou adotar uma visão ingênua da realidade. Pelo contrário, a ideia é reconhecer os desafios e buscar abordá-los de maneira construtiva e esperançosa.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-dicas-para-pensar-positivo/
A primeira ação para criar um mindset positivo é se conhecer melhor.
‘’O primeiro passo para desenvolver um mindset positivo é o autoconhecimento. Entender seus pontos fortes e fracos, reconhecer seus sucessos e aprendizados e estar ciente de seus valores e objetivos são algumas questões chave do autoconhecimento”, explica a especialista em comportamento humano Gisele Hedler.
Existem algumas outras dicas para passar a ver a vida sob a ótica de um mindset positivo, como por exemplo:
.Praticar a aceitação e a gratidão
.Ter o foco no presente
.Ter afirmações positivas sobre suas capacidades
.Ter metas e objetivos
.Cultivar relações sociais com pessoas positivas
.Ter hábitos saudáveis de vida
Também é importante estar atento ao mindfulness.
‘’ Mindfulness é estar completamente presente para algo. É estar em uma situação em que você não está pensando no passado ou futuro ou em qualquer outra coisa senão o que está à sua frente. Estar presente para si mesmo e sua vida significa enxergar as coisas pelo que elas são. Sem julgamentos sobre o passado e sem receios pelo futuro’’, esclarece Gisele.
E prossegue a especialista em comportamento humano:
‘’E estar presente para si permite que você possa viver a vida conforme seu próprio propósito. Sem ser guiado por experiências negativas do passado ou pelo medo e ansiedade pelo futuro ou expectativas de outras pessoas senão de si mesmo’’.
Outra questão fundamental é entender o que passa pela própria cabeça.
‘’Os nossos pensamentos são um reflexo de nossas crenças. As nossas crenças são fortemente influenciadas por experiências passadas, em sua maioria criadas na infância. Portanto, é muito difícil lutar contra nossos pensamentos de forma direta, afinal nós passamos décadas com estes mesmos pensamentos. Dificilmente seremos capazes de nos desfazer deles de uma só vez. Portanto, o ideal é simplesmente aceitá-los quando vierem e continuarmos fazendo o que sabemos que precisamos fazer’’, aponta Gisele Hedler.
E fala ainda a especialista:
‘’Afinal, conforme vamos mudando nossas ações, nós também mudamos a nós mesmos e ao mudarmos nós mesmos, nós mudamos nossas crenças e isso cria um ciclo virtuoso em que nossas ações mudam nossas crenças e nossas crenças mudam nossas ações para melhor’’.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/esporte-e-familia-a-formula-da-saude-mental/
Para atingir um mindset positivo, também é recomendado se alimentar de forma saudável. Existem alimentos que ajudam a:
.Melhorar o humor
.Melhorar a memória
.Fazer o cérebro funcionar melhor
Entre estes podemos destacar:
.Cúrcuma
.Chucrute
.Kimchi
.Kombucha
.Nozes
.Chocolate amargo
.Abacate
.Folhas verdes
.Suplementos como: complexo B, magnésio, taurina, L-theanina
Além da alimentação, também é preciso mexer com o corpo, criando uma rotina de prática de atividade física. Mas lembre que todas as metas e objetivos devem ser realizáveis.
‘’ Crie uma meta mensurável e que te deixe um pouco desconfortável. Desconfortável a ponto de achar que vai ser desafiador atingi-la, mas não impossível. Também é importante dividir essa meta em metas menores e celebrar a si mesmo quando cada meta menor for atingida. Estabeleça ainda uma data específica em que você vai atingir tal meta. Na prática é entender que cada desafio em sua vida existe para estimular seu crescimento’’, conclui Gisele Hedler.
Contamos com a colaboração da Broto Comunicação e de Gisele Hedler/Especialista em Comportamento Humano
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/alimentacao-boa-pra-cuca/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-motivos-para-praticar-exercicios-fisicos/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros