Você ‘’tem medo’’ de bactérias? Pois é, as bactérias assustam a Humanidade há muito tempo e com razão porque elas são as causadoras de várias doenças graves que podem até mesmo levar à morte, como por exemplo :
.Tuberculose
.Cólera
.Meningite
.Difteria
.Disenteria
Mas apesar dos cuidados necessários para se evitar estas enfermidades, é importante ressaltar que as bactérias fazem parte da vida humana e são encontradas em grande quantidade no próprio corpo humano. E mesmo sendo muito mais lembradas quando estamos doentes ,elas agem a maior parte do tempo durante nossas vidas para preservar a saúde! São microrganismos com uma função muito mais benéfica, atuando no processo de digestão dos alimentos, funcionamento do cérebro, no fortalecimento do sistema imunológico e até na perda ou ganho de peso. E você pode até se surpreender, mas a presença de bactérias é muito importante para o bom funcionamento do organismo humano. Elas são encontradas principalmente:
.No intestino
.Na boca
.Na pele
.Na mucosa vaginal
As bactérias. portanto, povoam várias partes do corpo e tem papel importante na manutenção das reações fisiológicas. Quando estão em harmonia, não há problema. O risco surge quando um grande número de bactérias muda de posição dentro do organismo ou se por algum fator externo surge um desequilíbrio, que abre a porta para a entrada de doenças.
As bactérias do bem ((intertítulo))
A importância das bactérias para o bom funcionamento do nosso organismo já é bastante conhecida há tempos pela medicina. No intestino elas atuam nos protegendo dos microrganismos que estão presentes nos alimentos que ingerimos. Além disso, ajudam a metabolizar as fibras e os vegetais, absorver nutrientes e produzir as vitaminas B e K.
Ajudam a manter a boca saudável e livre de organismos prejudiciais à saúde. Quando surge algum desequilíbrio, aparecem o tártaro, a placa bacteriana e as cáries.
Na pele, agem para evitar infecções e irritações. Quando isso fica descompensado, surgem problemas como acnes, furúnculos e foliculite.
As boas bactérias auxiliam ainda a manter a saúde íntima das mulheres, garantindo o pH ácido da mucosa vaginal, combatendo o surgimento de infecções, corrimentos e candidíase.
Quando algum fator exterior afeta a ação dessas boas bactérias, podem surgir problemas, como vimos. As principais causas desse desequilíbrio são fatores comuns à vida moderna, como:
.Uso excessivo de antibióticos e antissépticos
.Ingestão elevada de doces
.Abuso de álcool
Uma boa forma de combater esse desnivelamento é apelar para hábitos mais saudáveis de vida, como
Em certos casos, nutricionistas e nutrólogos indicam ainda fazer uma reposição consumindo alimentos que possuam probióticos.
A alimentação pode ser um dos fatores que provoca a perda de equilíbrio das bactérias do bem que atuam no organismo de homens e mulheres, mantendo a saúde e contribuindo apara a imunidade. Um dos fatores que altera este processo são os alimentos industrializados e processados que consumimos na correria da vida moderna.
A farmacêutica Roberta Travassos Gomes, a Acácia Farmácia de Manipulação, afirma que é preciso ‘’fazer do seu alimento in natura o seu medicamento, trazendo mais bactérias benéficas a você e, consequentemente, mais saúde e equilíbrio”.
As boas bactérias além de fortalecer o sistema imunológico auxiliam ainda na:
.Produção de vitaminas
.Redução do colesterol
.Aprimoram o processo digestivo
.Aceleram a atividade cerebral
.Melhoram o humor
.Afastam as doenças autoimunes
Para a farmacêutica, as pessoas precisam rever conceitos e alterar suas rotinas, revendo a ingestão de alimentos industrializados e diminuindo ao máximo o uso de cosméticos com muitos elementos químicos, que matam as boas bactérias:
“Usam enxaguantes bucal sem infecção no dente, sabonete vaginal sem doença, sabonetes bactericidas para crianças por achar mais higiênico, vermífugos sem ter verme, é preciso retomar o hábito do natural. Precisa principalmente tirar tudo o que é químico da sua vida na medida do possível, desta forma, a flora será abastecida com bactérias do bem que reagirão e, assim, trarão mais saúde”.
Outra medida que pode ajudar a atacar o problema é um reforço de probióticos, as bactérias do bem por excelência, que ajudam prevenir e combater vários tipos de doenças provocadas pelo desequilíbrio da ação das bactérias dentro do nosso organismo.
Entre as fontes mais conhecidas e com maior quantidade de probióticos estão:
.O leite fermentado.
.O kefir
Em casos mais extremos, também existe a possibilidade de ingerir os probióticos como suplementos, na forma de cápsulas ou pó.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros