E ainda proporciona diversos benefícios à saúde
Que açaí é gostoso ninguém mais duvida. Tanto que a frutinha de cor roxa, natural do norte do Brasil, hoje é consumida na maior parte das regiões do país. O que muitos ainda desconhecem são os diversos benefícios da fruta em função das antocianinas, substâncias que possuem a capacidade de acabar com os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
A fruta é recomendada para quem tem anemia, devido a sua grande quantidade de ferro. Mas quem tem diabetes deve evitar o açaí, como também quem sofre de gastrite ou úlcera.
A fruta possui mais propriedades antioxidantes do que a uva, combate o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea e previne problemas cardíacos. Também ajuda a combater o câncer devido ao ácido oléico que possui. Auxilia a prevenção de osteoporose, por ser rica em cálcio e potássio.
O açaí também tem poder energético devido a sua grande quantidade de carboidratos, repondo a glicose perdida após a prática de exercícios. Mas, por ser calórico, o consumo deve ser feito de forma equilibrada, principalmente os acompanhamentos. Possui uma elevada quantidade de cálcio que, aliada as vitaminas, magnésio, potássio e ferro, ajudam o atleta a preservar a saúde do corpo e da mente.
A fruta pode ser usada em sorvetes, sucos, geléias, cereais e pura. Na Amazônia é consumida gelada em farinha de mandioca ou tapioca. Ou com pirão como acompanhamento do peixe assado.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros