Categories: Dicas

A dica dessa semana é para o coração! Os fatores de risco do coração são modificáveis. Você sabe exatamente o que evitar para esse músculo ficar 100%?

A maioria dos fatores de risco para o coração é modificável. Tabagismo, colesterol, obesidade, estresse, sedentarismo, hipertensão e diabetes podem ser mudados com hábitos de vida e, em alguns casos, com medicamentos.

Saiba exatamente como hábitos errados prejudicam seu coração:

Fumo – Segundo o comitê antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o fumo aumenta em três vezes a chance de infarto. Ele também interfere em outros fatores de risco, como hipertensão arterial e colesterol alto.

Álcool – Estudos como o Interheart ( que envolveu 30 mil pessoas nos cinco continentes e foi patrocinado pela Organização Mundial de Saúde), apontam que o consumo moderado de álcool (duas doses por dia para homens e uma por dia para as mulheres) pode diminuir o risco de doenças do coração. Acima dessas doses, aumenta a chance de derrame hemorrágico, eleva a pressão arterial e os níveis de triglicérides.

Estresse – Além dos efeitos imediatos, o estresse está associado a uma série de efeitos indiretos. Pessoas estressadas têm tendência a fumar mais, alimentar-se mal, abandonar a atividade física etc.

Sedentarismo – Segundo a OMS, a falta de atividade física praticamente dobra o risco de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares.

Equipe Bem Star

Share

Recent Posts

A vida começa aos 40!

Mudanças de hábitos podem transformar a saúde a partir dos 40 anos de idade

2 semanas ago

Comer bem, dormir bem!

Estudo mostra que uma boa alimentação ajuda na qualidade do sono

2 semanas ago

Café é bom para o cérebro!

Estudo mostra que a bebida ajuda a diminuir o risco de demência

3 semanas ago

Parkinson não é HPN!

Aprenda a não confundir essas duas doenças de sintomas parecidos

3 semanas ago

Os mitos da artrose

Saiba quais são as principais dúvidas sobre a artrose

4 semanas ago

Chocolate: o sabor da saúde!

O chocolate amargo ajuda a combater a pressão alta e a trombose

4 semanas ago