Categories: Atividade Física

Esportes deixam crianças e pré-adolescentes mais disciplinados

Atividade ajuda a estimular sentimentos de comprometimento e respeito

Mães que desejam que suas crianças e pré-adolescentes tenham mais disciplina e mais atenção em sala de aula devem incentivar a prática de esportes como atividade extracurricular. É o que indica uma nova pesquisa da Universidade de Montreal, realizada em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, ambas instituições canadenses.

O que levaria a esse resultado é o sentimento de comprometimento que o esporte ajuda a estimular, o que estimula crianças e adolescentes a compreenderem melhor a necessidade de se respeitar regras e cumprir responsabilidades.

Esse estudo foi baseado em uma análise de dados feita pelo Estudo Longitudinal de Desenvolvimento Infantil de Quebec, em que participaram 2 694 crianças nascidas na cidade entre 1997 e 1998. Foram observadas questões sobre a participação de crianças em atividades extracurriculares. E se essas atividades provocariam autodisciplina, principalmente em esportes.

Foi constatado que crianças que realizavam atividades atléticas neste período tinham mais propensão a participar de esportes aos dez anos de idade, possuindo também comportamento disciplinado, prestando mais atenção nas matérias em sala de aula.

A prática de esportes na infância e pré-adolescência também ajuda no processo de socialização, a aprender, cuidar e respeitar mais o corpo. O contato com o esporte deve ser realizado de forma prazerosa e divertida.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

7 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago