Categories: Atividade Física

Dores após o inicio da atividade física são comuns

Massagem e água quente e gelo ajudam a amenizar o desconforto

Se você se iniciou na prática da atividade física sabe que entre 24h e 48h após a realização do exercício podem ocorrer dores e desconfortos musculares. Isso ocorre devido ao fato de realizarmos atividades as quais não estamos acostumados. Geralmente, um banho quente ajuda a relaxar a musculatura, mas se a dor for muito intensa, outros cuidados serão necessários.

Dores ou desconfortos nas articulações podem ser mais graves. Se forem nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pulsos devem ser imediatamente averiguadas, já que essas regiões não contam com a proteção dos músculos. Quando ocorrem são um indício que a dor não é muscular.

Quando a dor for num local específico, geralmente sinaliza lesão. Se a dor permanecer por mais de 2 semanas ou se piorar, o médico deve ser consultado, principalmente se não for amenizada com saco de gelo, água quente ou massagem.

Quem já pratica atividade física com intensidade, se ocorrerem dores, elas podem significar que houve excesso nos exercícios ou nas cargas. Quando isso acontece, ao invés de trazer benefícios, o exercício pode causar o efeito inverso, provocar danos ao organismo. O desconforto pode acontecer logo após a atividade ou alguns dias depois que ocorre o aumento da atividade física. Essa dor, conhecida como dor muscular tardia, é mais comum.

Portanto, se a dor ocorre, não significa que a atividade deva ser interrompida. Elas deixarão de existir quando o corpo for se acostumando a atividade. E se os limites forem respeitados.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

2 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

5 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

2 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

2 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago