Categories: Atividade Física

Combata o colesterol com atividade física

Exercícios aeróbicos também ajudam a diminuir o índice de doenças cardiovasculares

Se você anda com excesso de colesterol LDL, o mesmo que pode se alojar nas artérias, provocar o entupimento das mesmas e as temidas doenças cardiovasculares, procure se exercitar mais. Aliada a alimentação, a atividade física ajuda a combater o colesterol ruim.

A atividade física regular promove uma melhora na circulação sanguínea, mecanismo que faz o sangue se distribuir pelo organismo, ajudando o coração, as artérias, as veias e capilares. Segundo dados do Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta em 54% o risco de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% de mortes por derrame e 37% de casos de câncer. Caminhada, corrida e exercícios aeróbicos estimulam a limpeza do fluxo de sangue no organismo, diminuindo a incidência dessas doenças.

A prática de atividade física pode alterar a produção das enzimas que controlam os níveis de gordura do nosso sangue. Um exemplo é a LPL, enzima que destrói os triglicerídeos e aumenta os níveis de colesterol bom, o HDL. Ela foi encontrada em quantidades elevadas entre os praticantes dos exercícios aeróbicos. E a consequente perda de peso que ocorre com a prática dessas atividades também ajuda a aumentar a ação da LPL.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

4 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

7 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago