Vida e Saúde

Saúde do idoso comprometida!

Estudo brasileiro sobre idosos mostrou que 69,3% sofrem de doença crônica

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa inédita relacionada a saúde do idoso no último dia 1° de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Segundo dados do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi- Brasil), um total de 69,3% dos brasileiros que estão na terceira idade sofrem de doenças crônicas . Hipertensão, artrite, depressão, diabetes e dores na coluna estão
entre elas.

A pesquisa revelou também que 75,3% dos idosos são tratados através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 83,1% se consultaram uma vez no último ano. Durante esse período, 10,2% dos idosos precisaram de internação hospitalar uma ou mais vezes.

O estudo, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ouviu pessoas com 50 anos ou mais nos anos de 2015 e 2016, em 70 municípios das cinco regiões do Brasil. Os participantes do estudo devem continuar a ser monitorados.

O grande receio dos idosos está relacionado a quedas. E tudo que pode causá-las, como acesso aos meios de transporte ou as condições das vias urbanas. Por essa razão o Ministério da Saúde reconhece que a necessidade de antecipar políticas públicas voltadas para esse público que em 2030 deve superar as crianças e adolescentes.

Durante a divulgação dos resultados da pesquisa, o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que "uma ampla discussão" será necessária. "Avaliamos que saúde é responsabilidade de todos: educação, mobilidade, saneamento, oportunidade de morar em residência digna. Temos que aproveitar os estudos para fazer uma ampla discussão com outros setores do governo, para que possamos trazer alternativas a essa população que envelhece", declarou.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

2 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

5 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

2 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

2 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago