Categories: Vida e Saúde

Profissionais acima de 40 anos terão melhor rendimento se trabalharem 25 horas semanais

Estudo australiano garante que trabalhar menos favorece as habilidades cognitivas

Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, emitiu um novo parecer sobre a eficácia da jornada de trabalho. Segundo os pesquisadores, profissionais acima dos 40 anos renderiam mais em suas atividades se a jornada profissional fosse reduzida para 25 horas semanais. A redução também favoreceria a melhora da habilidade cognitiva dos profissionais nessa faixa etária.

Jornadas acima de 25 horas semanais acabam por diminuir a capacidade cognitiva devido à fadiga mental e o estresse. Profissionais que exercem uma jornada excessiva de trabalho, de até 55 horas semanais, apresentaram rendimento abaixo dos aposentados e desempregados.

Para chegar a tais constatações o estudo analisou dados de 6,5 mil australianos, sendo 3 mil do sexo masculino e 3,5 mil do sexo feminino. Todos realizaram testes cognitivos enquanto tinham seus hábitos de trabalho avaliados.

A conclusão dos estudiosos é que o trabalho pode funcionar como um estimulante da atividade de nosso cérebro, desde que seja exercido com moderação. Se for realizado por longas horas, podem vir a gerar fadiga e estresse e danificar as funções cognitivas.

Como em muitos países a atividade profissional se estende até a terceira idade, será interessante que empregadores e profissionais comecem a avaliar esses conceitos.

Share

Recent Posts

Ovos: qual o limite por dia?

Saiba quantos ovos comer por dia e também os nutrientes deste alimento

5 dias ago

Tontura nem sempre é labirintite

A doença é rara e a tontura pode ter várias outras causas

1 semana ago

Saúde vascular e exercícios

Problemas de circulação não impedem a prática de atividade física

2 semanas ago

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

3 semanas ago

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 semanas ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

4 semanas ago