Categories: Vida e Saúde

Prática regular de alongamento ajuda a preservar flexibilidade do corpo

Eles podem e devem ser praticados antes e depois do exercício e das atividades cotidianas

Na vida como na atividade física, flexibilidade é fundamental. Ela ajuda a manter a amplitude dos movimentos que acabam se restringindo com a idade.

Flexibilidade se consegue com realização de alongamentos regulares, que auxiliam a preservar articulações e a prevenir as dores.

A perda de amplitude ao longo dos anos vai provocando encurtamento dos músculos e acabando por gerar dores. O ato de alongar regularmente esses músculos ajuda a prevenir e mesmo aliviar dores que já se tornaram crônicas.

O alongamento deve envolver todos os grandes grupamentos musculares. Podem ser estáticos, aqueles que são realizados com a pessoa em posição estática; e dinâmicos, girando o corpo ou cruzando braços e pernas. Estes últimos devem ser realizados antes das atividades e ajudam a aquecer o corpo para iniciar os exercícios. O ideal é começar devagar e ir aumentando gradualmente o ritmo.

Já os últimos, os estáticos, devem ser realizados ao término da atividade física, quando o corpo já se encontra mais flexível em função do exercício que foi praticado. Alongamentos igualmente podem e devem ser realizados em outras situações. Ao acordar, durante o período de trabalho, após dirigir por um longo período de tempo e antes de dormir. Tal prática também ajudará a diminuir os encurtamentos musculares, ajudando a amenizar dores e a preservar as articulações.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

7 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago